Projeto de combate à desinformação idealizado pelo TRE-MT e outros 3 TREs é premiado pela inovação
O grupo EDUCA + formado pelos TREs de MT, MS, MG e PI escolheram o desafio de encontrar uma solução para o problema: “Como a Justiça Eleitoral pode atender às necessidades dos diversos públicos de modo a aumentar a confiança quanto à Urna Eletrônica e ao Processo Eletrônico de Votação?”.

Projeto de combate à desinformação idealizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, em conjunto com outros três Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), foi reconhecido e premiado pelo Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivo Sustentável (LIODS) do Tribunal Superior Eleitoral. O objetivo principal da iniciativa, internamente intitulada de "Pílulas do Conhecimento", desenvolvida em 2022, foi fornecer informações e conhecimentos técnicos sobre o funcionamento do processo eletrônico de votação para magistrados e servidores da Justiça Eleitoral.
O grupo EDUCA + formado pelos TREs de MT, MS, MG e PI buscou o desafio de encontrar uma solução para o problema: “Como a Justiça Eleitoral pode atender às necessidades dos diversos públicos de modo a aumentar a confiança quanto à Urna Eletrônica e ao Processo Eletrônico de Votação?”. O “Pílulas do Conhecimento” está entre os vencedores da gamificação promovida pelo LIODS do TSE, que dividiu os 27 TREs do país em grupos, listou alguns problemas e desafiou cada grupo de forma inovadora apresentar uma solução para um problema previamente identificado. Para todos os grupos foram estipulados prazos, metas e objetivos.
Integrante do grupo EDUCA+, a servidora do TRE-MT, Maria Eliane H. Imada Sakata, explicou que, após a troca de ideias, a equipe chegou à conclusão de que municiar magistrados, servidores e demais colaboradores da Justiça Eleitoral de informações sobre a segurança da urna eletrônica era a melhor solução para se combater à desinformação.
“Definido o público interno como o alvo do projeto, procedemos a realização de uma pesquisa junto a eles para extrair quais os conhecimentos técnicos gostariam de absorver e de que forma. Foi com base nesse trabalho que nasceu o Pílulas do Conhecimento, que são vídeos curtos, mas regados de valiosas informações. Ao todo, cinco vídeos foram desenvolvidos pela SEMOSE do TSE e compartilhados com magistrados e servidores da Justiça Eleitoral em todo o país”.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, parabenizou a equipe EDUCA+ pela conquista e ressaltou a importância de ações inovadoras em todos os campos de atuação da Justiça Eleitoral, principalmente, no combate à desinformação, que é uma questão que precisa ser tratada com o máximo rigor. “A desinformação se combate com a informação e ter conhecimento sobre o processo eletrônico de votação é essencial para todo o cidadão, ainda mais, os que atuam diretamente na Justiça Eleitoral, ou seja, seu público interno. Os magistrados e servidores são protagonistas no combate à desinformação perante seus amigos, familiares e para isso, precisam conhecer profundamente todo o processo que envolve o funcionamento da urna eletrônica. Parabéns a todos os envolvidos nessa iniciativa, que certamente, terá continuidade”.
Jornalista: Andréa Martins Oliveira
#PraTodosVerem: Foto tirada no gabinete da presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro e retrata ela, juntamente com a vice-presidente do TRE-MT e corregedora, Serly Marcondes Alves, o desembargador e juiz membro substituto do TRE-MT, Mario Kono e a servidora do TRE-MT, Maria Eliane Imada, que tem em suas mãos o troféu concedido pelo LIODS do TSE. Ao lado da foto consta a imagem dos cinco vídeos que foram produzidos pelo projeto Pílulas do Conhecimento.