TRE-MT adere à Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase

Fachada será iluminada na cor roxa e servidores(as) serão conscientizados(as)

TRE-MT CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE À HANSENÍASE

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) aderiu à Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Em alusão à iniciativa, a fachada do Tribunal será iluminada na cor roxa até o dia 31 de janeiro, mês da conscientização sobre a prevenção à hanseníase.

 

Os objetivos campanha são alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces, informar sobre as opções terapêuticas disponíveis na rede pública e combater o preconceito em relação aos portadores da doença. Além de iluminar a fachada, o TRE-MT promoverá a conscientização de servidores(as), por meio do compartilhamento de materiais informativos.

 

No Brasil, cerca de 30 mil novos casos da doença são detectados todos os anos. É um dado alarmante, cujo enfrentamento depende, de um lado, do aperfeiçoamento e implementação plena de políticas públicas. A doença é mais frequente nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, que respondem por quase 85% dos casos do país. O Brasil concentra mais de 90% dos casos da América Latina. Os dados são da SBD.

 

A doença

 

A hanseníase tem como sintomas o aparecimento de manchas brancas ou avermelhadas pelo corpo, sensação de dormência e falta de sensibilidade para sentir calor ou frio. A doença tem cura, mas ainda é estigmatizada e negligenciada por muitos brasileiros.

 

O tratamento é gratuito no país e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os(as) pacientes podem se tratar em casa, com supervisão periódica nas unidades básicas de saúde. Apesar de ser uma doença infecciosa que pode levar a incapacidades físicas, o tratamento precoce promove a cura.

 

Mais informações podem ser encontradas no site www.sbd.org.br/janeiroroxo/.

 

Jornalista: Nara Assis

 

#PraTodosVerem: Imagem com fundo metade na cor roxa e metade na cor branca. Sobre a parte roxa, parte de um laço em tom roxo mais escuro está desenhado e na parte branca, a continuidade desse laço. Ao centro, está o texto JANEIRO ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE À HANSENÍASE. No canto inferior direito, está a marca da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30