Eleições 2022: Poucas ocorrências criminais e apuração no mesmo dia marcam primeiro turno em MT
Segurança deve se repetir no segundo turno, que ocorrerá no dia 30 de outubro

Com um número de ocorrências de crimes eleitorais 50% menor que o registrado em 2018, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) concluiu o primeiro turno das Eleições 2022 sem fatos graves. Em todo o estado, houve 55 boletins de ocorrência, dos quais apenas um consistiu em prisão em flagrante. Além disso, a apuração foi concluída ainda no domingo (02.10), antes das 23h.
Do total de 2.465.926 eleitores aptos ao voto, 1.889.012 compareceram às urnas no estado. Isso representa 76,60% do eleitorado, contra apenas 23,40% de abstenções.
O pleito contou com o trabalho de mais de 45 mil mesários e colaboradores, atuando em várias frentes. Só das forças de segurança, foram empregados quase 7 mil profissionais, em todo o estado, efetivo maior que o registrado na Copa do Mundo de 2014. Além disso, foram utilizados drones, viaturas, aeronaves, motocicletas, embarcações, entre outros.
Para o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, as eleições transcorreram de forma tranquila e com poucos registros que foram prontamente contornados pela Justiça Eleitoral. “Temos uma população ordeira, que demonstrou o respeito à democracia e ao ato de votar. Nosso planejamento de segurança foi muito bem estruturado, mas graças à conscientização dos eleitores, não foi necessária uma intervenção drástica. O que queremos é exatamente isso, o respeito ao direito de todos exercerem sua cidadania”.
Com a realização do segundo turno para definição do cargo de presidente da República, no dia 30 de outubro, o TRE-MT retomará os procedimentos para organização da votação. São procedimentos como carga e lacre das urnas, distribuição dos equipamentos, auditoria da votação eletrônica, planejamento da segurança, entre outros.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Foto que mostra um eleitor idoso, em uma cadeira de rodas, ao lado de uma cabine de votação da Justiça Eleitoral.