Estudantes do Ensino Fundamental aprendem importância das eleições e da cidadania
Informações sobre o processo eleitoral foram repassadas a 388 crianças entre 9 e 11 anos

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realizou duas palestras para estudantes da Escola Adventista do CPA, nesta quarta-feira (09.11). Desta vez, o público foi um pouco diferente. Participaram 388 crianças que cursam o Ensino Fundamental, nos períodos matutino e vespertino, com faixa etária de 9 e 11 anos.
A iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal, e contou com a votação simulada, ocasião em que os estudantes tiveram contato com a urna eletrônica e puderam aprender a votar.
O secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Henrique Cândido, que abordou o assunto na escola, frisou a importância de incluir as crianças no processo eleitoral. “As eleições deste ano nos ensinaram que o esforço tem que ser intensificado ainda mais cedo e é preciso trazer essa questão para as escolas. Buscamos falar uma linguagem fácil, com a ideia que parece diversão, porque a criança não vai se engajar num processo muito sério. No meio da brincadeira você vai passando os conceitos do que é o processo eleitoral e da democracia e aborda informações extremamente úteis”.
A EJE-MT foi convidada pela coordenadora pedagógica da Escola Adventista do CPA, Naiana Magalhães Lago da França, para complementar um projeto desenvolvido junto aos estudantes. “Nós percebemos a necessidade de informar e educar os nossos alunos quanto ao processo eleitoral, que é um processo cidadão, democrático e nós vimos que muitos deles não compreendiam como se dava a escolha dos candidatos. Para isso, estruturamos um projeto, no qual os próprios alunos são candidatos a vários cargos. Chamamos o TRE-MT para complementar essa conscientização e explicar melhor como funciona. Acredito que para formar cidadãos, nós precisamos, como escola, abraçar essa responsabilidade e educa-los para que façam escolhas conscientes quando chegar o momento e entender a responsabilidade que carregam”, explicou.
Pequenos conscientes
Com apenas nove anos de idade, Amália Sponchiado Leite demonstra que está empenhada em contribuir com o ambiente da escola. “É muito legal participar, para no futuro a gente conseguir votar. Sou candidata a deputada estadual e isso está sendo muito legal para mim e para a minha turma, porque a gente pode fazer propostas para melhorar a escola. Pensei em muitas propostas, como melhorar a limpeza do banheiro e diminuir a fila da cantina”, afirmou a estudante do 3° ano do Ensino Fundamental.
James Rocha tem 10 anos de idade e cursa o 4º ano. Segundo ele, as eleições sempre despertaram seu interesse. “Eu acho legal o assunto, desde pequeno mesmo eu sempre quis saber como era votar e como eram as urnas, estou participando da eleição na escola e estou gostando muito. Quando eu vejo meus pais votando eu penso que vai demorar muito tempo ainda para eu votar, mas agora, com esse projeto, eu já consigo”.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Foto em que aparece um auditório, com quatro fileiras de bancos, nos quais as crianças, que utilizam uniformes, estão sentadas. De frente para elas, está o palestrante, Carlos Henrique Cândido e atrás deles, aparecem três urnas eletrônicas, que estão sobre pequenas mesas cobertas por toalhas azuis.