TRE-MT participa do “AMM Itinerante” para reforçar cadastro biométrico no Vale do Juruena
Objetivo da presença da Justiça Eleitoral evento, que ocorreu em Juína, foi fortalecer o diálogo institucional

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) esteve presente, nesta quinta-feira (17.07), na edição do projeto AMM Itinerante, realizado no município de Juína. A presença tem como objetivo fortalecer o diálogo institucional e ampliar o cadastramento biométrico dos eleitores no Vale do Juruena. A ação contou com a participação de autoridades do Judiciário, da administração municipal e da sociedade civil, reforçando o compromisso com a segurança do processo eleitoral e o combate à abstenção.
“Se nós tivéssemos o cadastro biométrico completo, vocês podem ter certeza de que algumas eleições não teriam sido questionadas, como ocorreu em áreas indígenas. A biometria é um instrumento de segurança para todos, especialmente para os próprios candidatos e partidos políticos. O grande destinatário da biometria é o eleitor e o agente político honesto”, enfatizou o desembargador Marcos Machado, vice-presidente do TRE-MT e corregedor regional eleitoral. Ele destacou que a presença da Justiça Eleitoral integra uma política de interiorização e de aproximação com os municípios.
Também estiveram presentes o juiz auxiliar da Corregedoria do TRE-MT, Marcelo Morais, e o juiz eleitoral da comarca de Juína, Patrick Coelho, além de outros membros da equipe técnica da Justiça Eleitoral.
“Infelizmente temos um déficit grande dos eleitores com o cadastro biométrico, mas estamos mobilizando todos os setores: prefeitura, Câmara Municipal e sociedade civil. A presença da Justiça Eleitoral no AMM Itinerante é essencial para reforçar essa mobilização e alcançar um resultado positivo”, afirmou o juiz eleitoral de Juína.
O anfitrião do evento, prefeito de Juína Paulo Veronese, elogiou a presença do TRE-MT e destacou que a biometria é uma ferramenta indispensável para garantir a integridade do processo eleitoral. “É um momento importante para nosso município. Fiz meu cadastro biométrico como forma de dar o exemplo e vamos iniciar uma parceria com a Justiça Eleitoral para buscar ativamente os eleitores que ainda não realizaram o procedimento. Segurança nas eleições é responsabilidade de todos nós”, declarou o gestor.
O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM-MT), Leonardo Bortolini, explicou que o projeto AMM Itinerante tem como objetivo descentralizar as ações da entidade e aproximar os gestores públicos de temas estratégicos, como regularização ambiental, ICMS, agricultura familiar e, agora, também a biometria eleitoral.
“A presença do TRE-MT fortalece o projeto e amplia o alcance das ações. É uma parceria que vem para somar, pois trata diretamente da participação cidadã e da integridade do processo democrático. Estamos muito felizes em receber a Justiça Eleitoral em Juína e reforçar esse compromisso com o desenvolvimento dos municípios do Vale do Juruena e do Arinos”, afirmou Bortolini.
A Justiça Eleitoral aproveitou o evento para lançar um pedido de engajamento das lideranças locais, convocando prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores públicos a colaborarem ativamente no processo de recadastramento biométrico. O TRE-MT atua com unidades móveis e servidores especializados para atender tanto áreas urbanas quanto comunidades indígenas e rurais.
Ao final do evento, o desembargador Marcos Machado brincou que já havia alcançado um de seus principais objetivos: converter o prefeito Paulo ao “cadastro biométrico”. Ele reafirmou o compromisso de continuar visitando outros municípios e regiões que ainda enfrentam desafios no cadastramento, como o Baixo Araguaia, e concluiu: “Se nós, que temos boas intenções, não ocuparmos esse espaço, o criminoso ocupa. E não estou falando só do desonesto ou oportunista, mas do faccionado. A biometria é uma ferramenta de proteção da democracia, e é com a ajuda de todos que poderemos alcançar índices ideais.”
Daniel Dino
Assessoria TRE-MT
Fotos: Assessoria AMM
#PraTodosVerem: A imagem mostra um evento institucional com a participação de autoridades e servidores, realizado em um ambiente fechado e formal. À esquerda, vê-se uma sala com várias pessoas sentadas, assistindo à fala de representantes posicionados em frente à sala. À direita, um close mostra dois homens em destaque, um deles segurando um microfone e falando, com um banner da AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios) ao fundo.