TRE diploma nesta sexta-feira os membros dos partidos eleitos no Programa Voto Consciente

Nesta sexta-feira, 25 de novembro, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso concederá diploma de eleito a estudantes de cinco escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande. Os alunos integram os partidos que venceram as eleições não oficiais realizadas nas escolas públicas, por meio do Programa Voto Consciente 2016. A cerimônia de diplomação será realizada a partir das 9 horas, no Plenário, com participação da presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Helena Póvoas, e dos juízes-membros da Corte Eleitoral.
O programa Voto Consciente é coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.
Veja os eleitos:
O Partido do Respeito às Diversidades foi o vencedor das eleições escolares na Escola Estadual Professor Antônio Epaminondas, em Cuiabá. A eleição aconteceu no dia 7 de novembro e o grupo vencedor terá que realizar, em 2017, palestras de conscientização acerca do tema, dentro da comunidade escolar.
Na Escola Estadual Dunga Rodrigues, em Várzea Grande, cerca de 300 alunos foram às urnas no dia 8 de novembro. O Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL) recebeu a maioria dos votos e terá que implantar, no próximo ano letivo, aulas interativas de campo.
O Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL) foi o vencedor das eleições escolares realizada no dia 9 de novembro na Escola Estadual André Luiz da Silva Reis. Os eleitos se comprometeram, em 2017, a conseguir fundos para reformar a quadra poliesportiva da unidade escolar e inserir novos jogos educativos na Instituição.
Na Escola Estadual Deputado Salim Nadaf, em Várzea Grande, os alunos foram às urnas no dia 10 de novembro, ocasião em que a maioria votou no Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL). Os eleitos garantiram que irão cumprir as propostas apresentadas durante a campanha.
Na Escola Estadual Leônidas Antero de Matos o pleito foi realizado no dia 11 de novembro. O Partido da Cultura do Esporte e Lazer (PCEL), que venceu a eleição, prometeu implantar na grade escolar aulas de libras, criar o grêmio estudantil e promover aulas de campo.
Conheça o programa Voto Consciente:
O Programa Voto Consciente foi criado em 2011 pelo TRE-MT, por meio da Escola Judiciária Eleitoral, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. Tem como objetivo estimular a consciência cívica em jovens do ensino médio, fortalecendo princípios éticos e estimular a participação política livre, democrática e consciente.
Por ano, 5 escolas públicas são selecionadas para participar do projeto. Cada unidade escolar escolhe 25 alunos do ensino médio, que se dividem em grupos de 5 membros. Cada grupo representa um partido.
As siglas partidárias já são definidas pelo Programa. São elas: PEMA (Partido da Educação e do Meio Ambiente), PEC (Partido da Ética e Cidadania), PCEL (Partido da Cultura, do Esporte e Lazer), PRD (Partido do Respeito às Diversidades) e PDVS (Partido do Direito à Vida e à Saúde).
Cada grupo escolhe um partido e dá-se início à campanha eleitoral no âmbito escolar. Nesta fase, os alunos integrantes de cada agremiação partidária apresentam aos demais estudantes suas propostas de melhorias para a comunidade escolar.
Encerrado o período de campanha, todos os estudantes da unidade escolar são convidados a irem às urnas e votar no partido que consideram ter apresentado a melhor proposta. Os membros do partido eleito são diplomados.
Todo o processo eleitoral vivenciado pelos estudantes, desde a escolha dos membros de cada partido até a diplomação tem o acompanhamento e orientação da Escola Judiciária Eleitoral, que também realiza treinamento dos alunos que, durante as eleições, desempenharão a função de mesário.
Paralelo às atividades da eleição escolar, os alunos participam de visita guiada ao TRE-MT, assistem palestras sobre história da Justiça Eleitoral, construção da democracia no Brasil e regras de uma eleição e, ainda, acompanham de perto todas as fases da eleição oficial.
Nestes seis anos (2011 a 2016), o programa já beneficiou alunos de 30 escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande.
Jornalista: Andrea Martins Oliveira