Alunos da Escola Eliane Santana apresentam propostas inovadoras

Alunos da Escola Eliane Digigov durante lançamento do Programa Voto Consciente 2015.
Alunos da Escola Eliane Digigov durante lançamento - Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT

Com muito entusiasmo, a Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana lançou nesta manhã, 18 de junho, o programa “Voto Consciente”, coordenado pela diretoria da unidade, professores e Escola Judiciária do Tribunal Regional eleitoral (TRE-MT).  No evento, os alunos apresentaram os partidos que representam políticas públicas e iniciaram  a campanha eleitoral.

Na abertura do evento, a banda musical da escola apresentou a música “Que país é esse?”, do grupo Legião Urbana, que faz uma crítica à política no Brasil. Logo após a apresentação da banda, os partidos deram início às atividades.

Com o objetivo de unir a educação e o meio ambiente, o PEMA (Partido da Educação e Meio Ambiente) criou o projeto “Área de Convivência”, que visa promover a interação entre os alunos nas áreas de jogos educativos, dentro do ambiente escolar. A arborização no espaço escolar, também está inclusa no planejamento do partido.

“Por uma escola de cidadãos mais éticos” é o lema do PEC (Partido da Ética e Cidadania), que ofereceu ações que despertam os princípios morais dos alunos. O partido quer criar grupos de alunos-tutores que auxiliarão os colegas nas dúvidas em relação às disciplinas ensinadas na escola.. Outra proposta do PEC é desenvolver oficinas artísticas, de acordo com os interesses dos estudantes.

Em apresentação por maquete, o PCEL (Partido da Cultura, do Esporte e Lazer) demonstrou o projeto principal: a criação de duas quadras esportivas, com a intenção de trazer alguns esportes olímpicos para escola. 

Lutando contra o preconceito, o PRD (Partido do Respeito às Diversidades) divulgarou propostas que ajudam os jovens estudantes a lidar com as diferenças sociais. Prometeram a criação da rádio na escola, que expressará as opiniões dos alunos.

O PDVS (Partido do Direito à Vida e a Saúde) fez a plateia refletir sobre a importância da doação de sangue. Em um discurso enfatizando a saúde, o grupo prometeu fazer mutirões em parceria com órgãos públicos, para confeccionar as carteiras de doações e realizar coletas de sangue. Outra ação que está no planejamento do PDVS são as campanhas de prevenção a Aids e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), destacando a relevância do uso de preservativos. Ao final da apresentação o partido chamou a atenção dos colegas com o grito de guerra “Saúde é o que interessa o resto não tem pressa”.

A diretora Andreia dos Reis Juiz acredita que o programa Voto Consciente está colaborando para que os alunos possam experimentar assuntos políticos e que isso ajuda na  formação de futuros cidadãos críticos.

“Com o critério de ficha limpa, é possível fazer uma política correta com o auxílio do programa. Eles irão eleger o partido que atenderá as necessidades da escola e da comunidade. E tudo ocorrerá numa disputa saudável que ajudará na consciência política que precisamos”, ressalta Andreia.

A secretária da Escola Judiciária, Janis Eyer Nakahati, elogiou a participação da escola e disse que os alunos são fundamentais para a mudança política do país. “A Justiça Eleitoral acredita que vocês podem mudar a realidade do nosso país, pois são vocês que serão nossos futuros administradores que terão a consciência diferente”, disse Nakahati.

O partido que vencer na eleição que acontecerá em outubro deste ano vai fazer parte do plano de ação do futuro diretor da escola, e suas propostas serão executadas em 2016.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento:

Dias úteis - 07:30h às 13h:30;