Corregedor do TRE-MT recebe apoio de municípios para ampliar cadastramento biométrico
Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) mantém diálogo permanente com gestores públicos em busca de parcerias para alcançar meta

A Justiça Eleitoral em Mato Grosso ganhou, nesta quarta-feira (25), o apoio de dois municípios para a promoção de ações voltadas à ampliação do cadastramento biométrico. O desembargador Marcos Henrique Machado, corregedor regional eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), recebeu em seu gabinete a confirmação do apoio nessa tarefa dos prefeitos Seluir Piexer Reghim (Aripuanã) e Jefferson Nogueira Souto (Nova Marilândia).
“O apoio dos municípios é essencial, pois o contato com os prefeitos faz parte de um diálogo permanente com os gestores, para que a Justiça Eleitoral consiga atingir a meta de 98% de cadastramento biométrico no Estado. Estamos atuando na instalação de novos pontos de coleta biométrica, por meio de parcerias com os municípios, como parte de um planejamento estratégico que contempla regiões com grande concentração de eleitores ainda sem biometria”, destacou o magistrado.
Situada a 250 km de Cuiabá, Nova Marilândia integra a 17ª Zona Eleitoral, junto com os municípios de Arenápolis (sede), Santo Afonso e Nortelândia. O município possui um eleitorado de 2.865 pessoas, das quais 2.121 (74,03%) já realizaram o cadastramento biométrico, enquanto 744 (25,97%) ainda não o fizeram. Para ampliar esse número, o prefeito Jefferson Nogueira Souto se comprometeu a reinstalar o Posto Eleitoral no município, com estrutura adequada para atender eleitores e eleitoras.
“Foi importante poder conhecer e analisar os números do município em relação ao cadastramento biométrico. Pretendemos realizar uma força-tarefa para alcançar 100% de cobertura, o que trará mais agilidade durante o período eleitoral. Nossa estratégia é sensibilizar e conscientizar os eleitores sobre a importância da biometria. Realizaremos mutirões, campanhas e estaremos ao lado do TRE-MT nesse trabalho”, afirmou o prefeito.
Localizada a 1.198 km de Cuiabá, Aripuanã pertence à 11ª Zona Eleitoral, junto com os municípios de Colniza e Rondolândia. O município conta com 15.617 eleitores, sendo que 11.370 (72,81%) já realizaram o cadastramento biométrico, enquanto 4.247 (27,19%) ainda não. A prefeita de Aripuanã, Seluir Piexer Reghim, garantiu que o município não medirá esforços para mobilizar sua população para atualizar a situação eleitoral.
“Durante um mutirão na comunidade de Conselvan, no Vale do Amanhecer, conseguimos promover o cadastro biométrico de 130 pessoas. Vamos intensificar as ações nas comunidades e escolas, levando conscientização e combatendo a resistência com informação e esclarecimento. A biometria é um recurso seguro que traz mais agilidade no momento da votação”, destacou a prefeita.
Jornalista Anderson Pinho
#PraTodosVerem - A imagem é uma montagem com duas fotografias em ambientes internos. Ambas mostram fotos com os prefeitos municipais das cidades que manifestaram apoio à Corregedoria Regional Eleitoral (CRE). Na primeira foto aparecem cinco pessoas em pé diante de uma parede com imagem de floresta, posando para a câmera. Na segunda, são seis pessoas, o grupo está em uma sala de reuniões, com mesa, cadeiras e janelas ao fundo. Os encontros aconteceram no gabinete do corregedor regional eleitoral.