Desembargador Juvenal Pereira da Silva conclui gestão no TRE-MT

A sessão ordinária desta terça-feira (14/04) marcou o encerramento da gestão do Desembargador Juvenal Pereira da Silva, que presidiu a Corte Eleitoral em Mato Grosso no Biênio 2013/2015. A solenidade contou com a presença de magistrados, servidores, representantes da OAB/MT e foi prestigiada, ainda, pelo Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Alberto Nongueira Virgínio.
Ao término da sessão, a Desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, que assumirá a presidência do TRE-MT em sessão solene que se realizará às 19 horas desta terça-feira (14), manifestou gratidão a todos os juízes do Pleno, juízes eleitorais e aos servidores que colaboraram com a Justiça Eleitoral. “Sinto-me orgulhosa de ter participado das Eleições Gerais de 2014, processo que o Tribunal Regional Eleitoral soube conduzir com maestria, e sobre o qual não pairou sequer uma suspeição ou mácula. Fruto do empenho, dedicação, inteligência e espírito público de cada um dos agentes que integram a Justiça Eleitoral.”
Na ocasião, o Juiz-Membro, Pedro Francisco da Silva, em nome da Corte, enalteceu o bom trabalho desenvolvido pelos Desembargadores. “A disposição ao diálogo que o Desembargador tem, fez com que o Tribunal caminhasse unido, coeso e sempre comprometido com os maiores interesses da Justiça Eleitoral. Vossa Excelência retornará suas funções no Tribunal de Justiça com a consciência de dever cumprido e a Desembargadora Maria Helena com uma nova missão pela frente na Presidência desta Corte. Com toda certeza contará com nosso apoio incondicional em todas as ações desenvolvidas pela Justiça Eleitoral”, ressaltou.
O Juiz-Membro, Agamenon Alcântara Moreno Júnior destacou a harmonia entre os Desembargadores. “A forma com que os senhores conduziram esse Tribunal não deu margem a qualquer tipo de ruído de comunicação. As decisões tomadas pelo plenário foram postas tanto para o público interno, quanto para o público externo. A harmonia entre Presidência e Corregedoria resultou no sucesso das Eleições Gerais de 2014.”
O Procurador Regional Eleitoral, Douglas Guilherme Fernandes, agradeceu todo apoio que o TRE-MT concede ao Ministério Público Eleitoral. “Quero parabenizar ambos pela atuação de cada um em suas respectivas áreas. O resultado é esse que nós temos hoje, reconhecimento unânime pelo trabalho que foi desempenhado. Não posso deixar de registrar as características pessoais de ambos. A simplicidade, humildade, sabedoria e firmeza quando há necessidade, são essas as qualidades que tornam nosso ambiente harmônico, reconhecido por todos na Justiça Eleitoral. Por fim quero desejar sucesso nas novas atribuições de cada um. O Ministério Público continua aqui ao lado para ser sempre parceiro do Tribunal nessa função, parabéns a todos”, finalizou.
Em seguida, os magistrados foram parabenizados pelos demais Juizes-Membros da Corte, pelo advogado Ronimárcio Naves e pelo presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MT, Silvio Queiroz Teles, que cumprimentou os Desembargadores pelo trabalho realizado a frente do TRE-MT.
Ao término da sessão, o Presidente fez seu discurso, não conseguindo conter a emoção. Agradeceu aos colegas da Corte, aos servidores do Tribunal Regional Eleitoral, aos jornalistas que integram a imprensa mato-grossense, pela fidelidade com que transmitiram os desígnios do Tribunal e a todos presentes, fazendo um balanço das conquistas da Justiça Eleitoral em sua Gestão. “A sensação é de dever cumprido, que, sem sombra de dúvida, sem a cooperação de toda a equipe, na seria possível a concretude de todas as conquistas desse biênio. Vou retornar ao Tribunal de Justiça com orgulho de ter pertencido aos quadros desta Justiça Eleitoral”, concluiu.
Por fim, foi incluída a foto do Desembargador Juvenal Pereira da Silva na Galeria de Imagens dos Magistrados que já presidiram a Justiça Eleitoral em Mato Grosso.