Audiência para verificação de dados e fotos será dia 1° de setembro

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) promoverá, no dia 1º de setembro, uma audiência de verificação e validação de dados e fotos, na antessala do auditório da Casa da Democracia, prédio anexo à sede do Tribunal.
Para verificar e validar os dados e fotografia referentes à sua candidatura, o candidato, ou seu procurador deverá comparecer ao local indicado, entre as 9h e 12h. Já para verificar e validar os dados e fotografias referentes às candidaturas que lhe são vinculadas, a coligação, por meio de representante ou delegado, e, na hipótese de não haver coligação, o partido político, por meio do presidente, deverá comparecer entre as 14h e 18h. O objetivo é conferir os dados e fotos dos concorrentes, que serão exibidos na urna eletrônica ao eleitor, no dia 05 de outubro. A conferência será feita diretamente na urna eletrônica e abrange as seguintes informações: nome para urna, cargo, número, partido, sexo e fotografia.
A participação dos candidatos é fundamental, pois um dado errado pode comprometer o desempenho nas eleições. Caso precise alterar alguma informação ou a foto, o interessado será intimado pelos servidores presentes para apresentar, no prazo de dois dias, os dados a serem alterados, em petição endereçada ao Relator do processo do registro de candidatura.
Caso o candidato ou representante não compareça na cerimônia de verificação, não poderá, posteriormente, questionar os dados inseridos ou a qualidade das fotografias apresentadas. “É um procedimento muito importante, pois em meados de setembro será feita a cerimônia de carga e lacre das urnas, ocasião em que os dados avalizados pelos candidatos serão inseridos nas urnas de forma definitiva”, ressaltou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Ailton Lopes dos Santos Júnior.
A substituição da foto será feita quando constatado que a definição da imagem digitalizada pode dificultar o reconhecimento do concorrente. A utilização de alguns adereços na foto, como chapéus e boinas, por exemplo, é vedada. As alterações solicitadas constarão em ata e, posteriormente, serão feitas no Sistema de Candidaturas. Os termos gerais de participação dos candidatos, representantes e delegados de coligações e presidentes de partidos na audiência estão dispostos no Edital Nº 1/2014/CAEG14, publicado no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira, 28 de agosto.