Pleno do TRE/MT julga hoje prefeitos reeleitos em Itiquira e Nova Xavantina

Pleno do TRE/MT julga hoje prefeitos reeleitos em Itiquira e Nova Xavantina

(Cuiabá/MT - 27/01) Serão julgados hoje (27/01) em Sessão Plenária na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso os recursos que pedem a cassação dos prefeitos reeleitos em Itiquira e Nova Xavantina, respectivamente, Ondanir Bortolini e Robison Aparecido Pazetto. Ambos os eleitos não foram cassados em primeira instância.

O relator dos processo é o juiz Marcelo Souza de Barros.

Ondanir Bortolini e seu vice, Mário Lino Aranda, foram acusados pela Coligação Trabalho, Renovação e Igualdade por abuso do poder político.  A coligação adversária argumentou que, enquanto candidato, Bortolini estaria -praticando inúmeras condutas vedadas aos agentes públicos, promovendo sua campanha através de material de publicidade, de alto custo, e via do qual, insere símbolos e imagens empregadas pelo Governo Municipal-. Alegou ainda, a coligação, que Bortolini estava -confundindo o eleitor- figurando em seu material de publicidade símbolos de obras públicas realizadas na gestão anterior como se -todos fossem realizações da sua funesta administração-.

A juíza eleitoral Renata do Carmo Evaristo julgou o pedido de investigação judicial improcedente no dia 12 de novembro do ano passado por insuficiência de provas.

Robison Pazetto foi acusado  pela coligação Nova Xavantina para todos por estar -afetando a lisura do processo eleitoral com a interferência do poder econômico, da autoridade e político, corrupção na qualidade de Prefeito, fazendo uso promocional e publicitário de obras e bens sociais durante a propaganda eleitoral, bem como captação de sufrágio com verbas do erário público-

O juiz eleitoral Francisco Rogério Barros julgou o pedido de cassação do prefeito reeleito tendo em vista que Robison -não cometeu nenhuma irregularidade-. Quanto à acusação de compra de votos, também foi julgada improcedente tendo em vista não haver provas nos autos. O julgamento em primeira instância deu-se no dia 19 de novembro de 2004.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento:

Dias úteis - 07:30h às 13h:30;