Alunos do SoleTRE terão gratuidade no transporte coletivo da capital

O projeto selecionou eleitores indicados como analfabetos no cadastro eleitoral

A partir desta segunda-feira (09.09), eles também terão direito a gratuidade no transporte coletivo da capital.

Os alunos do projeto SoleTRE garantiram uma preocupação a menos no desafio de conseguir ler e escrever. A partir desta segunda-feira (09.09), eles também terão direito a gratuidade no transporte coletivo da capital. A confirmação do benefício foi dada pelo juiz auxiliar da Corregedoria do TRE-MT, Emerson Luis Pereira Cajango.

“Nós buscamos o apoio da Associação Mato-grossense de Transportes Urbanos para regularizar a gratuidade do transporte coletivo para estes estudantes. Assim como qualquer outro estudante da capital, eles possuem direito ao benefício. Fomos prontamente recebidos e atendidos”, destacou Cajango.

Ao todo, 65 pessoas são atendidas pelo Projeto SoleTRE, porém, 24 já possuíam direito a gratuidade por possuírem algum tipo de deficiência ou serem idosos. O cadastramento dos alunos junto a AMTU será feito na segunda-feira.

O projeto selecionou eleitores indicados como analfabetos no cadastro eleitoral. São duas turmas com aulas ministradas todas às segundas e quartas, no horário das 08 às 09h30 ou das 13 às 14h30. Os professores são servidores voluntários da Justiça Eleitoral.

“Sempre tive desejo de ser voluntária e participar de um projeto social, daí pensei em um projeto social voltado para a educação. Acho que a educação é a principal ferramenta para transformação social e a alfabetização é o primeiro passo pois abre as portas para o conhecimento e consequentemente, para o exercício da cidadania”, comentou Sueli Shimada Ueda, servidora da Corregedoria e professora voluntária.

O SoleTRE é uma iniciativa da Corregedoria Regional Eleitoral, estando diretamente relacionado com o Programa “Voto Consciente”, desenvolvido desde 2011 pelas Escola Judiciária Eleitoral junto aos estudantes de escolas públicas e privadas.

Matéria Daniel Dino

Assessoria TRE-MT

Últimas notícias postadas

Recentes