Unidade móvel do TRE-MT conclui mutirão em Nova Lacerda e inicia em Conquista D’Oeste

Presença do veículo da Justiça Eleitoral é parte da campanha Biometria 100%, que visa ampliar o cadastramento biométrico no Estado

TRE-MT Unidade móvel do TRE-MT conclui mutirão em Nova Lacerda e inicia em Conquista D’Oeste

O eleitorado de Conquista D’Oeste (distante a 530 km Cuiabá) terá uma nova oportunidade para realizar o cadastramento biométrico, por meio da unidade móvel da Justiça Eleitoral no município. Do dia 28 (segunda-feira) até o dia 30 (quarta-feira), no horário das 8 às 17 horas, o veículo da Justiça Eleitoral Móvel (JEM) será usado no mutirão que vai oferecer serviços como alistamento, transferência e revisão. A iniciativa é resultado de uma parceria do Cartório Eleitoral da 61ª Zona Eleitoral e a Prefeitura Municipal.

O veículo adesivado na cor azul ficará estacionado em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua das Laranjeiras, 1.660 – Bairro Centro. Para esta ação, o Município vai disponibilizar um coletivo para buscar e levar eleitores que vivem em regiões próximas à área urbana, em comunidades rurais como Santa Clara, São José e Sararé.

O mesmo coletivo também vai atender estudantes da Escola Estadual “Conquista D’Oeste”, na zona rural no município, no transporte de alunos dos 15 aos 17 anos, que estão nos Ensinos Fundamental e Médio, para o primeiro título. Nessa faixa etária, o voto é facultativo. Segundo o chefe em substituição do Cartório Eleitoral da 61ª Zona Eleitoral, Walter Figueirêdo Costa Neto, para esse mutirão serão levados seis kits biométricos e servidores da Justiça Eleitoral e da Prefeitura Municipal.

Cada kit eleitoral é formado por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para cenário e para o transporte de equipamentos. Os kits são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  Em Conquista D’Oeste o eleitorado apto a votar é formado por 3.203 pessoas, sendo que 2.169 já fizeram a biometria, o correspondente a 67,84%, enquanto 1.028 (32,16%) ainda estão sem a identificação biométrica.

Nova Lacerda

Nesta sexta-feira (25), a unidade móvel da Justiça Eleitoral concluiu um mutirão de três dias de trabalho, visando o cadastramento biométrico no município de Nova Lacerda, vizinho a Conquista D’Oeste. Na cidade, o balanço parcial do cartório eleitoral indica que foram realizados 128 agendamentos, sendo 40 alistamentos, 38 transferências em 50 revisões. Os trabalhos começaram na quarta-feira (23)

O juiz eleitoral da 61ª Zona Eleitoral, Ricardo Garcia Maziero, acompanhou os trabalhos, auxiliou no atendimento e conversou com eleitores. “A apoio da Justiça Eleitoral Móvel é uma forma de auxiliar os mutirões nos municípios para que o eleitor ou a eleitora tenha a oportunidade de fazer o cadastramento biométrico sem precisar de grandes deslocamentos”, destacou o magistrado.

Em Nova Lacerda, a unidade móvel ficou estacionada em frente ao CRAS no município, situado na rua 16 de Julho, 815, Centro. Na cidade, o eleitorado apto a votar é composto por 4.790 eleitores, sendo que 3.468 (72,40%) já possuem o cadastramento biométrico, enquanto 1.322 (27,60%) ainda não possuem a biometria cadastrada.

Biometria 100%

A presença do ônibus do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) compõe estratégia da campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), de ampliar a identificação biométrica de eleitores na Capital e interior do Estado em no mínimo 98%.

A biometria adotada pela Justiça Eleitoral representa um avanço tecnológico, pois fortalece a segurança, a confiabilidade e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação do eleitor de forma rápida e automática, reduz filas, otimiza o tempo para o exercício do voto, promove a acessibilidade e a inclusão, além de aumentar a confiabilidade no resultado das eleições. 

Jornalista Anderson Pinho

#PraTodosVerem - A imagem mostra o interior de uma unidade móvel da Justiça Eleitoral. Ao centro, o juiz eleitoral trajando terno azul posa sorridente para a foto, ao lado de um servidor com camisa preta e calça jeans. À direita, uma família indígena composta por um homem, uma mulher com uma criança no colo, está sentada, durante um atendimento. O ambiente é equipado com computadores, iluminação e divisórias, típico de um posto de cadastramento biométrico com emissão de documentos.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento:

Dias úteis - 07:30h às 13h:30;