Diálogos da Cidadania reúne 200 pessoas em Barra do Bugres

O projeto Diálogos da Cidadania é coordenado pela EJE-MT

Barra do Bugres

Cerca de 200 pessoas participaram nesta quarta-feira (13.03) do Diálogos da Cidadania, em Barra do Bugres. O evento é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) em parceria com a Universidade de Mato Grosso (Unemat). “Esta troca de ideias é muito importante para que a nossa democracia seja fortalecida. Muitas vezes esquecemos de fazer a fiscalização pós eleição, outorgamos poderes aos políticos e não acompanhamos sua execução. O controle da população é essencial para cidadania. O TRE tem trabalhado muito para incentivar este papel individual e coletivo”, destacou o juiz membro do TRE, e diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Antônio Peleja.

Para o articulista político, doutor João Edisom de Souza, a sociedade precisa fortalecer o poder público. “O Estado existe para equilibrar as forças dentro da sociedade, porém ele sozinho não tem capacidade para fazer este processo completo. Nós precisamos exercer a cidadania, desde o voto que despeja responsabilidade sobre o político, mas principalmente após a eleição. Este papel de cidadão exige esforço, porém é necessário”.

Neste sentido, o assessor de Planejamento Estratégico do Tribunal, Leon Campos, ressaltou o avanço tecnológico como aliado do controle social. “A grande missão da Justiça Eleitoral é garantir a legitimidade da eleição, mas identificamos que é necessária uma maior interação com a sociedade. Criamos mecanismos tecnológicos como ferramentas de controle e diálogo constante com a sociedade, de forma ágil e gratuita”.

O diretor da Unemat Barra do Bugres, Eder Geraldo de Oliveira, valorizou a parceira institucional que permite o evento. “Foi uma oportunidade de refletir sobre o papel individual que cada um deve ter como cidadão. No dia a dia nós ficamos focados em cobrar direitos, mas esquecemos que temos muitas formas de contribuir para que os recursos públicos sejam bem aplicados. Nos sentimos contemplados aqui em Barra do Bugres com este evento e as portas estão abertas para novas edições”.  

O projeto Diálogos da Cidadania é coordenado pela EJE-MT.

Matéria Daniel Dino

Assessoria TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30