Dia da Memória do Poder Judiciário: TRE-MT convida sociedade para conhecer conteúdo histórico virtual

A página na internet é um exemplo de como valorizar o Dia da Memória do Poder Judiciário, comemorado pela primeira vez neste domingo (10.05)

Você conhece a história do voto no Brasil? Sabe como a Justiça Eleitoral se instalou em Mato Gro...

Você conhece a história do voto no Brasil? Sabe como a Justiça Eleitoral se instalou em Mato Grosso? Quais prédios já abrigaram a sede do Tribunal Regional Eleitoral? E as Zonas Eleitorais? Quais as honrarias existentes? Essas e muitas outras informações estão disponíveis na página Memória Eleitoral, um elaborado guia que mostra todo o processo histórico que gerou a Justiça Eleitoral como a conhecemos.  

A página na internet é um exemplo de como valorizar o Dia da Memória do Poder Judiciário, comemorado pela primeira vez neste domingo (10.05). Criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a data foi escolhida para homenagear e preservar a memória, o acervo documental dos tribunais e o legado das personalidades que marcaram a história da Justiça brasileira, por ser o mesmo dia da criação, em 1808, da Casa da Suplicação do Brasil, primeira instituição superior criada no Judiciário.

 Neste período de pandemia, com o fechamento de muitos espaços culturais, uma opção é conhecer virtualmente o :: Memorial de Justiça Eleitoral de Mato Grosso :: O local recebe mais de mil visitantes todos os anos, a maioria estudantes do ensino médio via projeto Voto Consciente, e também acadêmicos de direito, buscando conhecimento específico para formação jurídica.  

“Hoje, como servidora e presidente da Comissão Memória da Justiça Eleitoral Mato-Grossense, parabenizo todos aqueles que passaram e continuam a atuar nessa justiça especializada, ‘consolidando histórias e firmando compromisso com o futuro da memória brasileira’, destacou Lener Aparecida Galinari.

É possível ainda assistir a vídeos documentários sobre a Justiça Eleitoral. Na plataforma estão disponíveis: 

Trajetória e Evolução da Justiça Eleitoral

O documentário conta a história da criação da Justiça Eleitoral no Brasil e mostra o desenvolvimento do processo eleitoral brasileiro até a atualidade. 

Operários do Voto - Memórias de um Lugar

Vídeo produzido pelo Centro de Memória Eleitoral paulista narrando, pela ótica dos servidores da Justiça Eleitoral de São Paulo, a organização das eleições, a partir de 1932, na construção da democracia brasileira, e a interação dessa Justiça e seus funcionários com a cidade de São Paulo. 

Eleições Presidenciais de 1989 a 2010

Mostra a evolução das eleições de 1989, quando o Brasil voltou a escolher o Presidente da República pelo voto direto, até as eleições de 2010, com a perspectiva de identificação do eleitor por meio da impressão digital. 

Por dentro da Urna

O documentário mostra o grau de confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro e explica que, no Brasil, o voto é inviolável quando depositado na urna eletrônica.

 

jornalista Daniel Dino

assessoria TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30