Canal do mesário

O mesário é o representante da Justiça Eleitoral que compõe a mesa receptora de votos.

O mesário colabora com a lisura do processo eleitoral, viabiliza as eleições e fortalece a democracia. Cabe ao mesário facilitar e assegurar ao eleitor o exercício do direito de votar e ser votado e que sua vontade seja respeitada.

Para orientar seu trabalho, o mesário recebe treinamento específico  a ser programado pelo Cartório Eleitoral e ainda pode baixar o Aplicativo Mesário , disponibilizado pela Justiça Eleitoral.

Aplicativo mesários:

Android | iOS

Os mesários podem também realizar o Treinamento a Distância , conforme definição de seu Cartório Eleitoral.

Vale lembrar que qualquer eleitor pode participar do programa Mesário Voluntário , para isso é só fazer seu cadastro no site do TRE ou entrar em contato com o seu Cartório Eleitoral.

O TRE/MT firmou diversos Termos de Cooperação Técnica para o Programa Mesário Voluntário, com muitos benefícios aos mesários participantes. Veja se sua instituição faz parte do programa clicando aqui .

Neste espaço, o mesário encontra informações relacionadas às suas atribuições e aos benefícios que lhe são concedidos e muitas orientações que visam facilitar seu trabalho no dia da eleição.

Pode também acessar as perguntas frequentes .

Mesário, sua participação é fundamental para o sucesso das eleições. A Justiça Eleitoral valoriza e agradece seu empenho.

Para mais esclarecimentos, entre em contato com o seu Cartório Eleitoral.

Veja também:

Além de contribuir para o processo democrático e adquirir novos conhecimentos , o mesário tem os seguintes benefícios:

- dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral (Lei nº 9.054/97, art. 98);

- em concursos públicos da Justiça Eleitoral ou outros, é concedido a ele o desempate , se for o caso, se prevista essa possibilidade em edital;

- isenção da taxa de inscrição em concursos públicos do Governo do Estado de Mato Grosso;

- se for universitário, a atividade de mesário é reconhecida como atividade extracurricular, em instituições parceiras .

Informações detalhadas podem ser obtidas no Folder Empregadores.

Conheça a legislação relacionada ao mesário:

  • Lei Estadual nº 11.238, de 28 de outubro de 2020 – isenção do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos aos voluntários da justiça eleitoral e jurados que atuarem no tribunal do júri, no âmbito do estado de mato grosso, e adota outras providências.

Para mais esclarecimentos sobre a legislação relacionada ao mesário, entre em contato com a Ouvidoria do Tribunal.