Portais internet da Justiça Eleitoral terão versão simplificada no dia da eleição

Em razão da grande demanda de acessos esperados no final de semana, quando ocorrerão as eleições municipais 2016, o Portal de internet de todos os tribunais eleitorais terá uma tela de apresentação onde serão apresentados os principais serviços de interesse do eleitor e ainda a possibilidade de acesso do portal original com todas as informações disponíveis.
Como forma de minimizar a possibilidade de indisponibilidade do sistema por sobrecarga, essa página inicial, além dos principais serviços utilizados pelo eleitor na véspera e no dia da eleição, ficarão hospedados em um serviço de nuvem contratado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Outro mecanismo utilizado para evitar a interrupção do sítio internet nos picos de acesso foi a descentralização da divulgação dos resultados das eleições em servidores de parceiros da Justiça Eleitoral. Assim, os servidores de dados da Justiça Eleitoral transmitem os dados de resultados apenas para essas empresas que atuam em conjunto e o eleitor acessa esse tipo de informação por meio de aplicativos que acessam os dados da empresa parceira.
O acompanhamento dos resultados pode ser feito de 3 maneiras distintas:
- Versão web, onde não há necessidade de instalação de nenhum aplicativo, mas somente de acesso à uma página internet
- Software desktop, onde o usuário necessita instalar uma aplicação que está disponível para os sistemas operacionais Windows e Linux
- Aplicativos para smartphones, cujos aplicativos estão disponíveis para instalação nos ambientes Android e IOS
A transmissão de resultados começará em até 30 minutos após o término da votação em cada município. A votação se encerra às 17h.
Mais informações sobre divulgação de resultados: