Cadeia de Valor

Instituída pela Portaria nº 35 de 10 de março de 2017, a Cadeia de Valor do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso é a representação gráfica dos macroprocessos de trabalho por meio dos quais o Tribunal efetiva sua missão, executa sua estratégia e gera valor aos cidadãos e público interno. 

A Cadeia de Valor do TRE-MT é organizada em:

Perspectiva de Governança - representa as atividades de governo do TRE-MT que orientam a organização no alinhamento e conformidade de todos atos. Isto é, constitui-se em macroprocesso que não entrega valor diretamente, mas que orienta a organização viabilizando os macroprocessos finalísticos.

O macroprocesso da perspectiva de Governança é denominado "Avaliação, Direção e Monitoramento".

Perspectiva Finalística - retrata as atividades fins do Tribunal que agregam valor diretamente para o cidadão-usuário e para a sociedade. Esses macroprocessos são compostos por atividades essenciais exercidas pelo TRE-MT, tipicamente interfuncionais ponta a ponta, que auxiliam no cumprimento de sua missão institucional.

Os Macroprocessos Finalísticos são divididos nos eixos: Cadastro, Eleições, Prestação Jurisdicional em Primeira Instância, Prestação Jurisdicional em Segunda Instância e Relacionamento com a Sociedade. Por sua vez, os eixos possuem macroprocessos denominados: "Cadastro de Eleitores", "Cadastro Partidário", "Informações Cadastrais", "Acompanhamento da Eleição", "Preparação da Eleição", "Eleição", "Diplomação", "Julgamento de Contas Eleitorais", "Fiscalização", "Prestação Jurisdicional em Primeira Instância", "Prestação Jurisdicional em Segunda instância de Processos Originários", "Prestação Jurisdicional em Segunda instância de Recursos", "Admissibilidade de Recursos para Tribunal Superior" e "Relacionamento com a Sociedade". 

Perspectiva de Suporte Jurisdicional e Cartorário - reflete as atividades de suporte que estão intrinsecamente ligadas às atividades finalísticas do órgão. São, portanto, macroprocessos que não entregam valor diretamente, mas que estão atrelados ao propósito da organização viabilizando as atividades fins.

Os macroprocessos da perspectiva de Suporte Jurisdicional e Cartorário são:  “Informação Judicial”, “Produtividade Judicial” e “Supervisão e Aprimoramento das Atividades Cartorárias”.

Perspectiva de Gestão e Suporte - representa as atividades de suporte que são comuns a todas às organizações. Desse modo, são atividades que não entregam valor diretamente, mas viabilizam os macroprocessos finalísticos.

Os macroprocessos da perspectiva de Gestão e Suporte são:  “Desempenho organizacional, “Gestão Administrativa”, “Gestão Financeira, Orçamentária e Contábil”, “Gestão de Pessoas”, “Gestão de TIC” e “Gestão da Comunicação”.

Clique aqui para visualizar a Cadeia de Valor ou aqui para fazer o download do material completo (Formato PDF).