Plano de logística sustentável

Plano de Logística Sustentável do TRE-MT

Instituído pela Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 201, de 3 de março de 2015, e reformulado pela pela Resolução CNJ nº 400, de 16 de junho de 2021, o Plano de Logística Sustentável (PLS) é o instrumento da Política de Governança de Contratações que, em conjunto com os demais planos institucionais, tem o objetivo de desenvolver instituições mais eficazes e transparentes, garantindo a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa.

As referidas resoluções também definem que, após a publicação de seu PLS, cada órgão do Poder Judiciário elabore Relatórios de Desempenho anuais com a consolidação dos resultados alcançados, por meio da análise da evolução do desempenho dos indicadores e metas.

Na Justiça Eleitoral esse tema foi regulamentado pela Resolução nº 23.474, de 19 de abril de 2016 do Tribunal Superior Eleitoral, que atualmente passa por revisão devido à edição da Resolução CNJ nº 400.

Núcleo Estratégico Socioambiental (NESA), instância de apoio à governança, foi o responsável pela elaboração do 1º Plano de Logística Sustentável do Tribunal, que foi publicado por meio da Resolução TRE-MT nº 2.323, de 5 de junho de 2019, abrangendo o período 2019-2021.

Em sua segunda edição, o PLS/TRE-MT consolida-se como uma ferramenta de tomada de decisão, que amplia e fortalece as práticas de sustentabilidade já presentes na atuação do Tribunal, definindo metas e ações com mecanismos de monitoramento para a adoção de práticas sustentáveis que maximizam a eficiência e transparência do gasto público e o aperfeiçoamento dos processos de trabalho da instituição. O PLS demonstra, ainda, o compromisso inequívoco do TRE-MT em contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 da ONU, ao mesmo tempo em que busca aumentar sua atuação com a transformação digital de serviços e soluções digitais inovadoras.

Veja o Plano de Logística Sustentável aprovado para o período de 2022 a 2026 pela Portaria nº 402/2021.

 

PLANOS DE AÇÃO

Os Planos de Ação do PLS/TRE-MT 2019-2021 estão contidos nas páginas 50 a 86 do PLS/TRE-MT.

 

RELATÓRIOS ANUAIS DE DESEMPENHO

O 1º Plano de Logística Sustentável foi aprovado no âmbito do TRE-MT em junho de 2019, por meio da Resolução nº 2.323, e refere-se ao período de 2019 a 2021, ainda em curso.

Os dados são informados pelo Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade (NSA), unidade administrativa criada em agosto de 2019 pela Resolução nº 2.350, para implantar e monitorar o PLS. A partir de outubro de 2020, o Núcleo teve a sua vinculação regimental alterada da Assessoria da Presidência para a Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica por meio da Resolução nº 2.533.

Os relatórios anuais de desempenho são publicados nesta página no início do exercício seguinte ao do ciclo avaliado. 

Relatórios anuais de desempenho para o período de 2019 a 2021