museus: perdas e recomeços 

PROJETO: reCUPERAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO dos resultados das eleições DE 1932 A 1993

APRESENTAÇÃO

A Justiça Eleitoral, já quase nonagenária, tem sido, ao longo do tempo, uma das instituições que muito tem contribuído para o aprimoramento da democracia no Brasil.  Comparando-se a longa história eleitoral brasileira, pode-se aquilatar melhor o valor desse trabalho. É patente a diferença entre os pleitos eleitorais realizados antes e depois de 1932, ano em que foi instituída a Justiça Eleitoral. A moralização e lisura das eleições se tornou, ao longo dessas quase nove décadas, um fato sobejamente reconhecido, seja por estudiosos do assunto, seja pelos eleitores e eleitoras que registram seu voto na urna eletrônica.


A propósito, vale destacar um trecho da Apresentação do livro A evolução do sistema eleitoral brasileiro, de autoria de Manoel Rodrigues Ferreira, na qual o Ministro José Néri da Silveira, que na ocasião presidia o Tribunal Superior Eleitoral, afirma: “A democracia política e representativa encontra no sistema eleitoral forma significativa de manifestação da sua legitimidade, quer na consistente composição e zelosa administração do cadastro de eleitores, quer no exercício, esclarecido, consciente e livre, do sufrágio, pelos que a ele habilitados, sem coação ou pressão de qualquer natureza, quer ainda na apuração dos votos, sem vício nem fraude” (p. 17).   


Partindo dessas palavras, talvez se possa dizer que o resultado de um pleito eleitoral seja o produto mais palpável do trabalho realizado pela Justiça Eleitoral e entregue à sociedade. Por esse motivo, apresenta-se esse trabalho de compilação de resultados de eleições, fruto de uma ação colaborativa desenvolvida pelos TREs: BA, CE, ES, MT, RN, SC e TO por ocasião da 15ª Primavera dos Museus. 


Não se trata ainda de um trabalho acabado, mas de um projeto, que pretende resgatar e disponibilizar os resultados dos pleitos eleitorais realizados nos respectivos estados da federação desde 1932 até 1993, uma vez que os resultados posteriores a esse ano já se encontram disponíveis nos respectivos sítios eletrônicos. Com essa ação, espera-se contribuir para a preservação e disseminação desses dados tanto para as gerações atuais quanto futuras.

Em janeiro de 2023 o contador foi zerado.

A partir de setembro de 2021 o site com a exposição para a 15ª Primavera dos Museus teve 848 visitações.