Projeto “Amigo(a) da Urna” tem início nesta sexta (17) com Visita Guiada ao TRE-MT; acompanhe pelo YouTube

Estudantes de quatro escolas participarão da iniciativa neste primeiro momento

TRE-MT AMIGO DA URNA

O Projeto “Amigo (a) da Urna” terá início nesta sexta-feira (17/09). Estudantes de quatro escolas de Cuiabá farão, das 09h às 10h30, uma Visita Guiada pelas dependências do Tribunal, onde percorrerão o Plenário, o Memorial da Justiça Eleitoral e o depósito de urnas, momento em que conhecerão, por meio de atividades teórica e prática, o sistema eletrônico de votação. Um grupo de estudantes participará dessa visita guiada presencialmente e os demais, em uma sala virtual. O evento será transmitido pelo canal do TRE-MT no YouTube para que todo cidadão interessado possa acompanhar. Acesse aqui. 

 

O Projeto “Amigo da Urna” tem como slogan “Eu conheço, eu confio, eu sou Amigo(a) da Urna” e será desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral dentro do Programa “Voto Consciente”. A iniciativa tem como objetivo fomentar, perante o público jovem das Escolas públicas e particulares de Mato Grosso, o conhecimento do sistema eletrônico de votação, envolvendo a parte física (hardwares), sistemas (softwares), segurança e funcionamento.

 

 “Há uma série de informações inverídicas sobre o sistema eletrônico de votação circulando por aí. E a melhor forma de combater a desinformação é promovendo o conhecimento. E a Escola Judiciária vai trabalhar com os nossos jovens, que estão iniciando agora o entendimento do formato político, estão abertos a ouvir, ávidos por aprender, descobrir. Temos convicção de que essa vivência permitirá que conheçam e confiem na urna eletrônica”, ressaltou o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.

  

Neste primeiro momento, participam do projeto alunos e docentes das Escolas “Chave do Saber”, “Liceu Cuiabano” e dos Colégios “Fato” e “Plural”.

 

O diretor da EJE/MT e juiz-membro, Bruno D’Oliveira Marques convida os alunos das demais escolas e demais cidadãos interessados no tema (sistema eletrônico de votação) a acompanharem a visita guiada pelo canal do TRE no YouTube. “Não temos corpo técnico para contemplar de uma única vez todas as escolas mato-grossenses, mas cientes da importância de estender seu alcance optamos por fazer de forma inédita a transmissão ao vivo da visita guiada. A tecnologia abre as fronteiras para o conhecimento. Então, convido os estudantes das escolas não contempladas neste primeiro momento, que acessem nosso canal no YouTube e participem conosco deste importante momento”.

 

Durante a visita, servidores do TRE apresentarão o protótipo da primeira urna, que é o pelouro, até o equipamento mais atual, que possui reconhecimento biométrico do eleitor. Também falarão sobre a história do voto no Brasil nos períodos do Império, Velha República, Ditadura e Nova República, bem como acerca da trajetória da Justiça Eleitoral de Mato Grosso.  

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira 

 

#PraTodosVerem: Imagem com uma mulher branca, de cabelos compridos, sentada em uma cadeira de rodas. Ela sorri e está com as mãos sobre as pernas. Do lado direito, na parte inferior, há a imagem de uma urna eletrônica e logo acima, o texto: "Eu conheço, eu confio, eu sou amigo da urna" - Inclusão, facilidade, segurança. No canto superior esquerdo, as logos do TRE-MT e da EJE.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30