TRE-MT realiza 240 atendimentos nos primeiros dias da Expedição Araguaia Xingu

A expedição segue em Santa Terezinha, nos dias 23 e 24 de novembro, e em outros municípios da região, até o dia 03 de dezembro

TRE-MT EXPEDIÇÃO ARAGUAIA SÃO JOSÉ DO XINGU - OK

A Justiça Eleitoral realizou 240 atendimentos nos três primeiros dias da 3ª Expedição Araguaia Xingu 2021. Até o momento, os serviços passaram pelos municípios de Santa Cruz do Xingu, no dia 18 de novembro, e por São José do Xingu, nos dias 20 e 21 de novembro.

 

A iniciativa é realizada pelo Tribunal de Justiça (TJMT), em parceria com diversos órgãos. Só em Santa Cruz do Xingu, foram 82 pessoas atendidas com os serviços de alistamento eleitoral, transferência de título, revisão, segunda vida, emissão de certidões e quitação de multas. A maioria dos atendimentos corresponderam à transferência de títulos, com o total de 35.

 

Já em São José do Xingu, nos dois dias em que a Expedição esteve lá, foram prestados 158 atendimentos. Além dos serviços já citados, houve registro ainda de 17 orientações feitas pelos atendentes. A transferência de título também foi a maior responsável pelos atendimentos, com 49 procedimentos feitos.

 

Moradora de São José do Xingu há dois anos, Francisca Elaine Rodrigues conta que não conseguiu transferir o título quando se mudou para a cidade em função do período eleitoral vigente na época. “Eu fiquei triste demais, porque o voto é o meu direito que eu tenho de colocar a pessoa que eu quero lá em cima para lutar pelos meus direitos”, afirmou.

 

Carlos Eduardo de Costa tem 16 anos e sempre morou em São José do Xingu. Segundo ele, que fez o alistamento eleitoral, é importante que os jovens participem do processo eleitoral. “Se todos tivessem essa consciência, entenderiam que nós podemos fazer a diferença, tanto no nosso município, como no nosso país”.

 

O coordenador do TRE-MT na Expedição Xingu, Divino Alexandre de Souza, destacou que o balanço parcial é positivo e que os serviços têm chegado à população, mesmo com as dificuldades de acesso em algumas localidades. “A procura pelos serviços da Justiça Eleitoral está grande todos que nos procuram estão sendo atendidos e orientados. Lembrando que é importante levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência”, frisou.

 

O presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, ressaltou a importância de alcançar a população com os serviços da Justiça Eleitoral e, nesse sentido, a parceria com o TJMT é essencial. “É nosso objetivo levar cidadania ao máximo de pessoas possível, e os primeiros dias de atendimento já demonstram que a população está aproveitando a oportunidade de ter acesso a diversos serviços em um só local”.

 

Cronograma

 

A 3ª Edição da Expedição Araguaia Xingu 2021 ocorre até o dia 03 de dezembro de 2021. Os atendimentos do TRE-MT seguem agora nos seguintes municípios: Santa Terezinha, nos dias 23 e 24; Luciara, nos dias 26 e 27; São Félix do Araguaia, no dia 30 de novembro; e Cocalinho nos dias 02 e 03 de dezembro.

 

Os serviços estarão disponíveis sempre das 8h30 às 17h, seguindo o horário de Brasília (DF). No caso da confecção do título, o documento será entregue já no momento do atendimento ao eleitor. Mais de 10 servidores do TRE-MT, pertencentes às 15ª, 16ª, 28ª e 30ª Zonas Eleitorais, participarão da atividade.

 

Jornalista: Nara Assis

 

#PraTodosVerem: Imagem de atendimento realizado durante a Expedição Araguaia Xingu 2021, na qual aparecem os atendentes da Justiça Eleitoral e os eleitores sendo atendidos e alguns aguardando, dentro da sala.

 

 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30