TRE-MT divulga uma série de vídeos para incentivar o alistamento jovem

Com o slogan “Eu voto. Eu faço a diferença”, iniciativa vai ao encontro da Semana do Jovem Eleitor

Semana do Jovem Eleitor

“Penso que é muito importante a gente exercer o voto, votar naquele político que nos representa e que pode mudar o futuro pra gente. Mesmo sendo jovem, penso em como gostaria que estivesse o mundo quando eu ingressasse no mercado de trabalho e quando for ter uma família”, esta afirmação foi feita pela estudante Maria Gabriela Silva Oliveira, de 16 anos. Seu depoimento completo em vídeo e de outros quatro jovens eleitores serão divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em suas redes sociais oficiais, no decorrer desta semana, visando incentivar o alistamento jovem. Assista. 

A iniciativa, que tem como slogan “Eu voto. Eu faço a diferença”, acontece na Semana do Jovem Eleitor, período no qual, o Tribunal Superior Eleitoral e os 27 Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país se unem para incentivar os jovens estudantes de 16 e 17 anos, a se alistarem e participar da vida política do país, escolhendo seus representantes nas eleições.

O alistamento eleitoral é obrigatório para maiores de 18 anos, mas para àqueles de 16 e 17 anos, o voto é facultativo. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), o Brasil tem 47,3 milhões de jovens, de 15 a 29 anos de idade. Desse total, 1.030.563 são jovens de 16 ou 17 anos, o equivalente a 0,7% do eleitorado.

“Nos depoimentos que iremos veicular é perceptível que nossos jovens podem participar de forma mais efetiva da política e interferir no destino do país e muitos querem isso. Com tantas ferramentas tecnológicas disponíveis hoje, eles têm acesso às informações que precisam para pesquisar os projetos, a vida profissional de cada candidato, se cumpriu o que prometeu nos mandatos anteriores e votar com responsabilidade. Essa, sem dúvida, é a melhor forma de exercer a cidadania e combater à corrupção”, ressaltou o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.

Nesta segunda-feira (29), dos mais de 2,2 milhões de eleitores mato-grossenses aptos ao exercício do voto, 1.519 estão na faixa dos 16 anos e 6.745 já completaram 17 anos.

Programa Voto Consciente

Além de realizar ações pontuais na Semana do Jovem Eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso possui um programa contínuo voltado aos estudantes. Trata-se do “Voto Consciente”, um programa que teve início em 2011, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. A iniciativa visa despertar nos estudantes a consciência cívica, fortalecer os princípios éticos e estimular a participação política consciente, livre e democrática.

O Programa contempla várias ações como a realização de palestras em escolas públicas, ações pontuais que visam incentivar o alistamento jovem, as visitas guiadas ao TRE-MT e a realização de eleições parametrizadas em escolas públicas, para que os estudantes possam vivenciar, na prática, todas as etapas da realização de uma eleição, contemplando partidos, campanhas, eleição e diplomação dos eleitos.

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

 

#PraTodosVerem: Imagem com fundo mesclado em tons de azul claro, branco e roxo. No centro, está escrito Semana do Jovem Eleitor 29/11/2021 a 3/12/2021. No canto superior esquerdo, a hashtag BoraVotar.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30