Faltam apenas 21 inspeções para CRE atingir 100% das Zonas Eleitorais

A inspeção remota restringe à performance processual, sendo o encontro importante para aproximação da Corregedoria à realidade vivenciada pelos Cartórios Eleitorais

Inspeção TRE-MT

A Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso deve concluir a inspeção de todas as 57 Zonas Eleitorais no próximo mês de abril. Somente neste ano de 2021 já foram inspecionadas 22 Zonas Eleitorais por meio de plataforma virtual, sendo que outras 21 passarão pelo processo nos próximos 30 dias. O objetivo é efetuar a análise dos relatórios apresentados, efetuar o controle dos serviços eleitorais realizados, de forma a aferir se o funcionamento dos cartórios eleitorais está de acordo com o que determina as normas legais. Se necessário, a equipe da Corregedoria e os juízes eleitorais orientam como corrigir e aperfeiçoar os serviços prestados. 

O coordenador da Corregedoria, Carlos Luanga, destacou o empenho do desembargador Sebastião Barbosa em auxiliar os cartórios eleitorais de todo o Estado. “Essa foi uma meta apresentada pelo corregedor eleitoral para sua gestão, fazer a Corregedoria presente em todas as Zonas Eleitorais. O avanço das plataformas digitais certamente auxiliou neste objetivo, e provavelmente deve ser mantido mesmo após a superação da pandemia”. 

O cronograma completo das 22 Zonas Eleitorais que ainda serão inspecionadas foi disponibilizado via Edital 02/2021 da Corregedoria Eleitoral de Mato Grosso, e publicado no Diário da Justiça Eletrônico nº 3365. A Corregedoria auxilia os cartórios diariamente com a expedição de provimentos, mensagens eletrônicas, orientações ou respostas aos questionamentos apresentados eletronicamente pelos servidores lotados nos cartórios eleitorais. 

A inspeção remota acontece no mesmo ambiente que o trabalho está acontecendo, o virtual. Os atos de minutar um processo, realizar reuniões, fazer a análise de prestação de contas e alimentar informações são as principais atividades dentro das Zonas Eleitorais neste momento. 

“Iniciamos este trabalho antes da pandemia com a realização das correições humanizadas junto com a Secretaria de Gestão de Pessoas. Para conseguir concluir o trabalho em todas as Zonas Eleitorais, desenvolvemos metodologias para acompanhamento e auxílio remoto. Mais do que inspecionar 100% dos cartórios, concluo minha gestão feliz em ter deixado uma ferramenta eficiente para os anos que virão”, concluiu o desembargador e corregedor Eleitoral, Sebastião Barbosa.

Inspeção

O objetivo principal da inspeção remota restringe à performance processual, sendo o encontro importante para aproximação da Corregedoria à realidade vivenciada pelos Cartórios Eleitorais. A celeridade do procedimento visa a não prejudicar as demais rotinas da serventia e tem como foco, ao demonstrar o panorama atual do cartório, direcionar um pequeno número de ações com maiores probabilidades de melhorias no desempenho como um todo do TRE-MT.

 

Jornalista: Daniel Dino / Assessoria TRE-MT

 

#PraTodosVerem: Imagem da tela de reunião virtual, com as fotos pequenas dos participantes da reunião.

 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30