Auditoria das urnas: TRE-MT realizará Votação Paralela nas eleições suplementares

Trata-se de um sistema de auditoria da votação eletrônica, pela qual é possível demonstrar que os resultados fornecidos pelas urnas correspondem exatamente aos votos nela inseridos

TRE-MT VOTAÇÃO PARALELA

A Votação Paralela, procedimento que funciona como uma auditoria das urnas eletrônicas, será adotado nas Eleições Suplementares de Acorizal, Matupá e Torixoréu, que ocorrerá no dia 1º de agosto. Esse procedimento, que visa maior transparência e confiabilidade no processo, é realizado em todas as eleições gerais e municipais, no entanto, em Mato Grosso, é a primeira vez que será adotado em eleições suplementares municipais.

 

Todo o processo da Votação Paralela é transmitido, sem cortes e ao vivo, pelo canal do TRE-MT no YouTube. Nestas eleições suplementares, a TV Assembleia do Estado de Mato Grosso atuará como parceira nessa transmissão. Ela fornecerá equipamentos (filmadoras) e corpo técnico para seu adequado manuseio.

 

 Entenda a Votação Paralela:

 

 Na sexta-feira (30/07), às 9 horas, será sorteada duas urnas de cada município: Acorizal, Matupá e Torixoréu. No entanto, apenas uma urna de cada município será utilizada na Votação Paralela, as outras três urnas serão auditadas nas seções eleitorais para a verificação da autenticidade e integridade dos sistemas nelas instalados. O sorteio, que ocorrerá no Plenário do TRE, será transmitido ao vivo pelo canal do TRE no YouTube.

 

 As urnas sorteadas para a Votação Paralela, que já se encontram no município e preparadas para a eleição, ou seja, foram objeto de carga de dados dos candidatos e lacre, serão recolhidas e encaminhadas ao TRE-MT para serem auditadas. Desde o recolhimento até o término da Votação Paralela, as urnas são acompanhadas por um policial, em tempo integral. O objetivo é garantir que ninguém tenha acesso aos equipamentos.

 

 No dia da eleição (1º de agosto), as três urnas serão utilizadas para votação. Servidores, que atuarão como eleitores, votam nos equipamentos no mesmo horário da votação oficial, que é das 7 às 17hs. Todo voto é filmado na integra com captação da tela da urna. Ao término da votação, os votos são totalizados, e é possível demonstrar que o resultado fornecido pela leitura do card da urna condiz exatamente com o que foi inserido pelos “eleitores”.

 

 “As urnas que são auditadas estavam prontas para a eleição. Esses equipamentos são definidos por sorteio público, com a participação da sociedade civil. No final da votação, demonstramos que as urnas fornecem o resultado que condiz com a vontade popular. Oras, se essas urnas nos fornecerem um resultado fidedigno, podemos concluir que os demais equipamentos utilizados nos municípios também tiveram esse comportamento. O sistema eletrônico de votação é seguro, e é sim, objeto de várias auditorias para demonstrar sua confiabilidade e transparência. A Votação Paralela é um, entre os diversos mecanismos de auditoria, e por isso, fiz questão que fosse utilizado nas eleições suplementares”, ressaltou o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.

 

Além da transmissão ao vivo da Votação Paralela, são convidados a acompanhar in loco todas as fases do procedimento, representantes dos partidos políticos, das coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público, imprensa e demais cidadãos interessados.

 

 Por conta da Pandemia, todos que se fizerem presente no evento devem usar máscara, promover a higienização das mãos e manter o distanciamento social.  

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

 

#PraTodosVerem: Foto com alguns servidores em uma sala, uniformizados com a camiseta da Justiça Eleitoral, trabalhando em computadores, e alguns servidores de pé.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30