Justiça Eleitoral disponibiliza propostas de governo de todos os candidatos a prefeito

O sistema fornece diversas informações de cada candidato que concorre aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador

proposta de governo

Você sabia que todos os planos de governo dos candidatos a prefeito estão reunidos em único lugar? Trata-se do sistema de divulgação de candidaturas e contas eleitorais, o DivulgaCandContas. Por meio da internet, sem necessidade de instalação de softwares ou apps, é possível saber qual a proposta de cada candidato para o Poder Executivo Municipal, sendo este um item obrigatório para o registro da candidatura.

Acesse aqui o sistema: http://divulgacandcontas.tse.jus.br

O portal é nacional, mantido pelo Tribunal Superior Eleitoral. Os dados são inseridos por todos os Cartórios Eleitorais do país. Após acessar o DivulgaCandContas, o cidadão deve selecionar a Região Brasileira objeto da pesquisa, o Estado, e, se desejar, o município.

O sistema fornece diversas informações de cada candidato que concorre aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador e entre os dados disponibilizados estão: dados pessoais, lista de bens declarados à Justiça Eleitoral, histórico em eleições anteriores, escolaridade, limite de gastos e contratações de campanha, certidões criminais na Justiça Estadual e Federal e outros documentos. O divulga informa ainda o status do registro do candidato, se está aguardando julgamento ou se já foi julgado e neste caso, especifica se está deferido, indeferido ou indeferido com recurso.

Ao consultar um candidato é possível verificar sua proposta de governo, situada na lateral esquerda da tela, sendo o link grifado em amarelo. No caso de candidato a vereador não há proposta de governo.

Ao acessar a consulta de um candidato é possível visualizar sua prestação de contas. Este item, atualmente, encontra-se sem dados pois a prestação de contas ainda não se iniciou.

Dados de pleitos anteriores

Na aba de cada candidato há a opção de Eleições Anteriores, onde estão disponíveis importantes dados daqueles que exercem ou já exerceram cargos eletivos. São informações relacionadas a prestação de contas de mandatos anteriores, evolução patrimonial, histórico de votação e partidário. Na parte financeira, o eleitor pode consultar quais foram os doadores da campanha, os fornecedores e quais áreas o candidato desprendeu mais recursos.

Jornalista Daniel Dino
Assessoria TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30