Faltam 15 dias: o perfil do seu candidato está na internet

Certidões criminais, listas de bens e propostas de governo são itens que podem ser consultados

Divulgacandcontas

Faltam 15 dias para as Eleições 2020, cujo primeiro turno será realizado em 15 de novembro, e muitos brasileiros ainda têm dúvida sobre em quais candidatos vão votar. Para auxiliar os eleitores na sua escolha, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o perfil dos concorrentes dos cargos em disputa no DivulgaCandContas, disponível no Portal TSE.

Nesse espaço, estão informações diversas sobre os candidatos, tais como biografia, número que utiliza na campanha e na urna, partido e situação da candidatura. Além disso, é possível conhecer a composição da coligação que o apoia (se for o caso), o site do candidato, o limite de gastos de campanha e a proposta de governo, bem como a descrição dos bens que possui e respectivos valores.

A consulta ao perfil dos candidatos também pode ser realizada nos assistentes virtuais nas redes sociais do TSE. Para isso, visite os perfis oficiais do Tribunal (@TSEJus no Facebook e @TSEjusbr no Twitter), envie uma mensagem pelo botão em destaque e, nesse campo, pergunte sobre os candidatos desejados ou navegue pelo menu de opções.

No DivulgaCandContas, ainda é possível consultar os valores arrecadados pelo candidato para a campanha eleitoral e o quanto foi gasto até o momento. Para isso, é preciso verificar as receitas e as despesas na mesma página de cada político. Todos estão obrigados a declarar o que entrou e o que saiu da sua conta de campanha a cada 72 horas, contadas do recebimento do dinheiro. A regra está prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Cola eleitoral

Após consultar os candidatos e decidir em quem votar, os eleitores podem utilizar a chamada “cola eleitoral”, disponível no Portal do TSE, para anotar o número dos escolhidos. A medida é importante para a lembrança dos números no dia da votação, além de reduzir o tempo de permanência na seção eleitoral, detalhe importante nesses tempos de pandemia de Covid-19.

Também já está no ar o simulador de votação, com candidatos fictícios, para que o eleitor possa treinar o voto na urna eletrônica antes de chegar à sua seção eleitoral.

Saiba mais sobre o DivulgaCandContas.


Fonte: TSE

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30