Relação entre coronavírus e eleições será tema de debate na Justiça Eleitoral

O evento será realizado na sexta-feira (19.06), totalmente online

Evento dia 19 de junho

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso confirmou nesta terça-feira (09.06) a presença do diretor de Estratégias e Negócios da Agência Lupa, Gilberto Scofield Júnior, durante o projeto Democracia Digital - Eleições 2020. O evento será realizado na sexta-feira (19.06), totalmente online, e irá debater: “Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode nos ajudar na preparação para as próximas eleições municipais?”.

Faça sua inscrição aqui: https://cutt.ly/by1zA4Q

O debatedor atua na criação de novos produtos e parcerias para a empresa. É executivo de comunicação e marketing com especialização em comunicação e marketing digital. Chefiou a assessoria de comunicação e marketing da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Foi diretor da agência de comunicação integrada Máquina Cohn & Wolfe, consultor de comunicação da secretaria de Comunicação da Presidência da República. Foi editor do jornal e do site de O Globo. Pelo jornal, passou cinco anos como correspondente em Pequim, na China, e dois anos em Washington, nos EUA. Em 2000, assumiu o então inédito cargo de editor de conteúdo do portal de finanças iG Finance.

A Lupa é a primeira agência de notícias do Brasil a se especializar na técnica fact-checking. Desde novembro de 2015, sua equipe acompanha o noticiário diário de política, economia, cidade, cultura, educação, saúde e relações internacionais para corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos.

O programa Democracia Digital - Eleições 2020 acontecerá com programação dividida em dois turnos. Na parte da manhã, no horário das 9h30 às 11h30, ocorrerá o Talk Show, já das 14 horas às 16 horas, será realizada a “Oficina de Checagem Lupa”, que abordará aspectos técnicos de conhecimentos na área de tecnologia e combate à desinformação. Esta será uma etapa mais prática e restrita, tendo como público-alvo servidores da Justiça Eleitoral e os profissionais da área de comunicação que estarão trabalhando na linha de frente do combate à desinformação durante o período eleitoral.

O projeto é realizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Agência Lupa, Whatsapp,e Instituto Betty & Jacob Lafer.


jornalista Daniel Dino 

Assessoria TRE-MT


ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30