Eleitores pedem e Justiça Eleitoral cria locais de votação em 5 distritos de Acorizal

A criação foi determinada pelo juiz da 01ª Zona Eleitoral, Geraldo Fernandes Fidelis Neto, em atendimento a solicitação feita pelos eleitores residentes nos distritos beneficiados.

Foto mostra audiência publica realizada no município de Acorizal MT

A Justiça Eleitoral criou, nesta quinta-feira (06/02), locais de votação nos distritos de Campo Limpo, Chapada da Vacaria, Vale da Serra, Carumbé e Xavier, todos pertencentes ao município de Acorizal. A criação foi determinada pelo juiz da 01ª Zona Eleitoral, Geraldo Fernandes Fidelis Neto, em atendimento a solicitação feita pelos eleitores residentes nos distritos beneficiados.

 A criação de locais de votação foi solicitada pelos eleitores dos distritos durante audiência pública promovida pela 01ª Zona Eleitoral, no dia 04 deste mês, na Câmara Municipal de Acorizal.  Estiveram presentes no evento: autoridades e servidores da Justiça Eleitoral, vereadores, o prefeito municipal e secretários, ex-vereadores e ex-prefeito, entre outros representantes de organizações privadas e públicas.

 “Para votar, os eleitores desses distritos precisavam se deslocar muitos quilômetros, inclusive, numa situação especial, era necessário subir uma serra muito perigosa. Isso gerava a ausência deles às urnas no dia do pleito ou tornava onerosa sobremaneira o exercício do voto. Para modificar essa realidade vamos abrir locais de votação nessas comunidades”, explicou Fidelis.

 Muitos eleitores parabenizaram a Justiça Eleitoral pela iniciativa, como fez o Gilson do Vale da Serra. “Jamais ocorreu em Acorizal uma audiência pública onde pudéssemos falar sobre a criação de locais de votação. Então, agradecemos o juiz eleitoral Fidelis e toda a equipe técnica do TRE pela realização desse evento democrático e de extrema importância. Que isso ocorra constantemente”.

 Durante a audiência, além da abertura ou não de locais de votação, os cidadãos e eleitores tiraram dúvidas sobre a eleição suplementar e municipal e solicitaram informações afetos à Justiça Eleitoral e que são de seus interesses.

 “Informamos aos eleitores da cidade, aos representantes de partidos políticos, vereadores, prefeito, enfim, a todos os presentes na audiência, as datas e prazos das duas eleições que ocorrerão este ano: a primeira para um cargo de Senador, que acontecerá em 26 de abril e a segunda: a eleição municipal, que ocorrerá em outubro. Aproveitei para informar aos eleitores, que termina no dia 21 de fevereiro, o prazo para regularizar pendências como título cancelados, transferências de domicílio e mudança de locais de votação para quem quer votar na eleição suplementar. Já para a municipal, esse prazo vai até 6 de maio”.

  

Mutirão:

 

Para que os eleitores - moradores dos distritos e proximidades, possam solicitar a mudança do local de votação e assim, no dia da eleição votar com tranquilidade e mais próximo de sua residência, o magistrado determinou a realização de mutirão.

 O mutirão será realizado em Acorizal nos dias 10 a 14 deste mês, no horário das 8h às 15h, no Centro de Inclusão Digital, situado na Avenida Honorato Pedroso, Centr.

 

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30