Pleno do TRE aprova Nota de Elogio aos magistrados, servidores, mesários e demais cidadãos que atuaram na realização das eleições

A Nota de Elogio foi proposta pelo presidente do TRE-MT, desembargador Giberto Giraldelli ao reconhecer que o êxito das duas eleições, em Plena Pandemia, só foi possível devido ao exímio trabalho e empenho de todos os envolvidos.

nota de elogio

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso aprovou, nesta terça-feira (01/12), Nota de Elogio aos magistrados, servidores, mesários e demais colaboradores pelo exímio trabalho na realização simultânea das Eleições Municipais 2020 e da Suplementar para um cargo de Senador(a) A atuação dos homenageados foi determinante para que, mesmo diante de um cenário adverso marcado pela Pandemia, os dois pleitos lograssem êxito. Durante a aprovação da Nota, os membros do Pleno também destacaram a brilhante atuação do Ministério Público Eleitoral, dos advogados e da imprensa mato-grossense.

A Nota de Elogio foi proposta pelo presidente o TRE-MT, desembargador Gilberto Giiraldelli. “Nestas eleições a Justiça Eleitoral viu-se diante de um cenário desafiador sem precedentes, resultante da pandemia da COVID-19, que exigiu a superação de inúmeros obstáculos, notadamente quanto às medidas de prevenção e combate ao contágio pelo novo coronavírus, voltadas aos eleitores e aos agentes públicos evolvidos na realização do pleito. Além disso, foram realizadas com ineditismo nacional a eleição suplementar para um cargo de Senador da República, simultaneamente com as eleições municipais, o que demandou maior concentração de esforços. Mister reconhecer, portanto, que somente com a atuação diligente de Vossas Excelências, dos Juízes Eleitorais e dos Juízes Auxiliares, associada ao engajamento dos servidores e colaboradores (pessoas físicas e instituições) foi possível concluir com êxito estas eleições 2020”.

Na Nota, servidores efetivos, requisitados, terceirizados e mesários tiveram suas atuações reconhecidas. “Não é demais exaltar o trabalho dos servidores da Secretaria do Tribunal e dos Cartórios Eleitorais da Capital e do Interior, que não mediram esforços para superar, com excelência, as adversidades de toda ordem impostas pelo excepcional momento pandêmico. Apesar do diminuto quadro, este Tribunal se agiganta pela atuação digna de seus servidores, valorosos servidores públicos, no seu mais elevado conceito. Necessário também se faz render justas homenagens aos mesários, homens e às mulheres que no dia do pleito atuaram na condição de agentes públicos, representando a Justiça Eleitoral em todas e nas mais longínquas seções eleitorais distribuídas por nosso extenso Estado. Sem o ato de cidadania deles as eleições não se realizariam! Registro ainda, por merecido, o trabalho prestado pelos funcionários terceirizados deste Tribunal, cujos esforços contribuíram para o cumprimento da nossa missão institucional”.

Para Giraldelli, foram os esforços e a dedicação empreendidos pelos homenageados que fizeram com que os eleitores mato-grossenses confiassem no árduo trabalho capitaneado pelo Ministro Luiz Roberto Barroso, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, assim como no Tribunal Regional Eleitoral. “fato comprovado pelo índice estadual de aproximadamente 25% de abstenção em ambos os turnos de votação, percentual próximo à média registrada nas eleições anteriores”.

Por fim, Giraldelli ressaltou o trabalho do Ministério Público Eleitoral que “apresentou uma atuação muito diligente e empreendeu todos os esforços para que as ações e recursos tivessem sua expedida tramitação”.

“Em nome do Ministério Público Eleitoral quero agradecer todo acolhimento ofertado por parte do Tribunal e seus Gestores. Só tenho a dizer que, nesta eleição, a relação entre o MPE e os membros do Tribunal foi excelente, muito profissional. Isso se deve a condução dos trabalhos por parte dos Gestores e demais membros do Pleno e também aos servidores que foram excepcionais e prontamente atenderam às nossas proposições”, ressaltou o procurador regional eleitoral, Erich Raphael Masson.


O vice-presidente do TRE e corregedor regional eleitoral, desembargador Sebastião Barbosa Farias, declarou que a Nota sintetizou a harmonia que se estabeleceu entre todos os envolvidos na realização das eleições. “A imprensa noticiou dezenas de vezes a tranquilidade com que as eleições estavam sendo conduzidas, com respeito aos protocolos sanitários. Peço para subscrever essa proposição porque é o que penso”.

A Nota aprovada, por unanimidade, pelo Plano do TRE será remetida aos órgãos públicos dos homenageados para que o departamento responsável proceda à anotação no assentamento funcional.

Atuação dos Gestores do Tribunal também é reconhecida durante a aprovação da Nota

Após a leitura da Nota, o juiz membro Bruno D’Oliveira Marques parabenizou o presidente e o vice-presidente do TRE pela forma com que conduziram os trabalhos. “Quero parabenizar a atual Gestão pela forma serena, coesa como conduziram essas eleições. Acho que esse é o sentimento de todos os pares. Vossas excelências trouxeram união e harmonia entre os membros do Pleno. Sabemos que o tom que o comandante dá se espalha para todas as pessoas que estão dentro do barco. Vocês trouxeram essa tranquilidade para nós, membros, para a alta gestão do Tribunal e para os servidores”.

Giraldelli agradeceu o reconhecimento. “Para mim é uma satisfação enorme poder trabalhar em um clima de harmonia que temos vivenciado aqui. A harmonia não significa uma forma de submissão. Isso que é interessante se destacar. Podemos contrariar qualquer tipo de posicionamento com educação, com coerência, com bom senso. Não somos inimigos de quem pensa diferente de nós, pelo contrário, buscamos o mesmo objetivo, que é entregar uma prestação jurisdicional de qualidade e de fazer Justiça”.

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30