TRE-MT divulga cronograma das Eleições do Programa Voto Consciente

Os candidatos não são pessoas e sim políticas públicas

Alunos de escolas estaduais compareceram a Justiça Eleitoral para essa simulação

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) confirmou o cronograma das eleições do Programa Voto Consciente 2019. Este ano cinco escolas de Cuiabá e Várzea Grande participam da iniciativa. As eleições serão realizadas nos dias:

4/11/2019: Escola Estadual Leovegildo de Melo
5/11/2019: Escola Estadual Maria Leite Marcoski
6/11/2019: Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller
7/11/2019: Escola Estadual José Magno
8/11/2019: Escola Estadual Júlio Strubing Müller

O Programa Voto Consciente foi criado em 2011 pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceria com a Seduc-MT. Ele tem como objetivo estimular a consciência cívica em jovens do ensino médio, fortalecendo princípios éticos e estimular a participação política livre, democrática e consciente.

Por ano, 5 escolas públicas são selecionadas para participar do projeto. Cada unidade escolar escolhe 25 alunos do ensino médio, que se dividem em grupos de 5 membros. Cada grupo representará um partido. As siglas partidárias já são definidas no projeto: PEMA (Partido da Educação e do Meio Ambiente), PEC (Partido da Ética e Cidadania), PCEL (Partido da Cultura, do Esporte e Lazer), PRD (Partido do Respeito às Diversidades) e PDVS (Partido do Direito à Vida e à Saúde). Os candidatos, portanto, não são pessoas e sim políticas públicas, promovendo entre os alunos a discussão sobre a importância da implementação dessas políticas para o país, para a comunidade escolar, reforçando nos jovens a educação política na qual privilegie os valores que emergem da natureza da democracia participativa.

Em cada escola é realizado um evento para o lançamento das propostas dos partidos aos alunos eleitores e, a partir dessa data, inicia a campanha eleitoral na qual os integrantes dos partidos já colocam em prática as propostas apresentadas. Ao término da campanha, prestam contas aos eleitores da execução das propostas, ocorrem as eleições e, ao final, a diplomação dos partidos vencedores.

Jornalista Daniel Dino
Assessoria TRE-MT

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30