200 pessoas comparecem à Audiência Pública da Cidadania em Cáceres, para discutir corrupção e participação popular na política

“Votar com consciência é escolher agentes capazes, éticos e dotados de musculatura moral para exercer o cargo”

TRE-MT AUDIÊNCIA CÁCERES

Quase duzentas pessoas compareceram à Audiência Pública da Cidadania realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso no município de Cáceres, nesta sexta-feira (17/08). Dentre outros temas, foram debatidos o combate à corrupção, controle social e participação popular na política. Os eleitores do município, entre eles estudantes do ensino médio e universitários, participaram ativamente dos debates.

A abertura foi realizada pelo presidente do TRE, desembargador Márcio Vidal. Ele destacou a importância de a sociedade exercer plenamente sua cidadania, o que envolve também os deveres de cada um para com a coletividade. “A cidadania é a célula vital da vida em sociedade. Com cidadania nós produzimos política e com política nós produzimos democracia. Estes três temas, cidadania, política e democracia, estão ligados de tal forma, que regem toda da nossa vida. Mas exercer a democracia não é apenas votar. E quando falamos em votar, estamos falando em votar com consciência de que você está escolhendo, no seio da sociedade, agentes capazes, éticos, dotados de musculatura moral para exercer o cargo e se doar pelo bem comum. E depois de votar, é preciso participar da vida política do país, acompanhar o exercício do mandato de quem foi eleito pelo povo”.

O juiz da 6ª Zona Eleitoral de Cáceres, Ricardo Alexandre Riccielli Sobrinho, disse que o momento é de provocar a reflexão sobre o papel de cada cidadão, de estimular o comportamento ético e fiscalizador. “Já terminou o prazo para registro de candidaturas e agora começou o período da propaganda eleitoral. Dentro deste contexto, esta audiência tem um papel importante para proporcionar o debate sobre o exercício da soberania popular, pois o que está em jogo é o futuro da nossa nação. É com base no resultado de nossas decisões que podemos ter um país mais justo e desenvolvido. O voto em uma democracia é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade”, disse o magistrado, que também destacou ainda a importância do controle social sobre os agentes públicos.

A Audiência Pública de Cáceres também contou com a participação do vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador Pedro Sakamoto; do juiz-membro do Pleno, Antônio Veloso Peleja Júnior; do juiz auxiliar da propaganda eleitoral, Mário Kono; do juiz de Direito Lídio Modesto da Silva Filho; do assessor de Planejamento do TRE, Leon Santos Filho; e de autoridades do município.

 

Curta a página do TRE-MT no facebook: https://www.facebook.com/tremtoficial/

Acesse o Flickr do TRE-MT: https://www.flickr.com/photos/tre_mt/

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter: www.twitter.com/oficial_tremt

 

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30