Sistema CANDex

Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (CANDex)

É o sistema pelo qual os partidos e as coligações (no caso de eleições majoritárias) que pretendam concorrer as  eleições gerais, municipais ou suplementares, devem elaborar seus pedidos de registro de candidaturas. O uso do CANDex é obrigatório para a realização de todos os tipos de pedido: coletivo, individual, de vagas remanescentes e de substituição (Resolução TSE nº 23.609/2019, art. 18 e seguintes).

O sistema está disponível nos sítios eletrônicos dos tribunais eleitorais, deve ser usado por meio de chave de acesso obtida pelos partidos no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP).

Inicialmente, os partidos e coligações devem preencher os dados das atas das convenções partidárias e a respectiva lista dos presentes para transmissão pelo CANDex, via internet, até o dia seguinte à sua realização, onde será publicada pelo Tribunal e integrará os autos de registro de candidatura (Resolução TSE nº 23.609/2019, art. 6º e seguintes).

Após, a agremiação deve preencher os dados do partido através do Demonstrativo de Regularidade de Atos partidários (DRAP) e do(s) seu(s) candidato(s), por meio do Requerimento de Registro de Candidatura (RRC), anexando as fotos e os documentos exigidos pela legislação. Ao final, deverá transmitir os pedidos de registro pela internet, ou havendo impossibilidade, poderá gravar em mídia para ser entregue diretamente no Tribunal Regional Eleitoral ou no Juízo Eleitoral responsáveis pelo registro de candidatos, desde que dentro do prazo exigido pela lei. (Resolução TSE nº 23.609/2019, art. 19).

 

Links para download:

 

Manual do usuário CANDex [Formato PDF - 3,4 MB]

Instalador – Plataforma Windows [formato ZIP - 94,6 MB]

 

Orientações para instalação do CANDex:

1. Efetue o download a partir do link CANDex, versão para Windows, na página da internet do TSE ou dos TREs, conforme
item 1.1.
2. Descompacte o arquivo TSE-candex-2018-windows.zip e execute o arquivo CANDex2018.exe.
3. Siga as orientações e recomendações do assistente para instalação do CANDex.

 

Configurações mínimas:

1. Microcomputador: processador com frequência de 800 MHz, 1GB de memória RAM, 5GB de espaço livre em disco, porta USB ou gravador de CD, teclado e mouse, monitor e adaptador de vídeo super VGA com resolução de 1024 x 768.

2. Sistema operacional: Windows 7 e superiores