Reuniões
Nesta página estão reunidas informações, materiais e deliberações das reuniões e audiências relacionadas à operacionalização do Horário Eleitoral Gratuito nas Eleições 2026.
Audiência de Geração do Plano de Mídia
A Juíza Auxiliar da Presidência do TRE-MT, Edna Ederli Coutinho, por meio do Edital nº 2/2026/JAP, publicado no DJE/TRE-MT nº 4.697, em 17/8/2026, convoca os representantes legais dos partidos políticos, das federações, das coligações partidárias e das emissoras de rádio e televisão legalmente habilitadas a operar no Estado de Mato Grosso, para participar da Audiência de Geração do Plano de Mídia do Horário Eleitoral Gratuito nas Eleições Gerais de 2026 em Mato Grosso, nos termos dos arts. 53 e 55 da Resolução TSE nº 23.610, de 18 de dezembro de 2019.
O plano de mídia estabelece a distribuição do tempo dos programas em rede e das inserções ao longo da programação das emissoras, observados os critérios previstos na legislação eleitoral.
📅 Data, horário e participação
- Data: 21 de agosto de 2026.
- Horário: 9 horas (horário de MT).
- Local: Plenário do TRE-MT.
- Com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube.
🎯 Objetivos da audiência
Na audiência, foram tratados os seguintes assuntos:
- elaboração e aprovação do Plano de Mídia do Horário Eleitoral Gratuito;
- distribuição do tempo do Horário Eleitoral Gratuito entre os partidos políticos, as federações e as coligações que tenham direito;
- sorteio da ordem de veiculação da propaganda em rede no primeiro dia do Horário Eleitoral Gratuito;
- deliberação acerca das sobras das inserções;
- orientações sobre a operacionalização do Sistema HEG-Mídias e a gestão das cotas de propaganda destinadas às candidaturas proporcionais de mulheres, pessoas negras e pessoas indígenas;
- tratar de eventuais outros assuntos relacionados à operacionalização do Horário Eleitoral Gratuito.
📑 Plano de mídia e documentos
Acesse os documentos resultantes da geração do Plano de Mídia
Reunião Preparatória
A Juíza Auxiliar da Presidência do TRE-MT, Edna Ederli Coutinho, por meio do Edital nº 1/2026/JAP, publicado no DJE/TRE-MT nº 4.685, convoca as(os) representantes legais dos partidos políticos, das federações e das emissoras de rádio e televisão legalmente habilitadas a operar no Estado de Mato Grosso para participarem da Reunião Preparatória do Horário Eleitoral Gratuito.
📅 Data e horário
- Data: 4 de agosto de 2026.
- Horário: 9 horas (horário de MT).
- Modalidade: videoconferência
🎯 Objetivos da reunião
Foram tratados os seguintes assuntos:
- Definição dos prazos e os procedimentos para entrega e recebimento das mídias e dos mapas de mídia.
- Definição das especificações técnicas das mídias.
- Apresentação das funcionalidades do novo sistema HEG-Mídias de controle da distribuição das cotas de propaganda destinadas às candidaturas de mulheres e de pessoas negras e indígenas,
- Outros assuntos relacionados à operacionalização do Horário Eleitoral Gratuito.
📝 Deliberações
Slides da reunião preparatória
Reuniões Preliminares para definição das emissoras geradoras
Como etapa preparatória para a operacionalização do Horário Eleitoral Gratuito em Mato Grosso, foram realizadas reuniões entre representantes das emissoras Rádio Vila Real e TV Centro América e do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.
📻 Rede de rádio
Em 25 de junho de 2026, foi realizada reunião preliminar entre a Juíza Auxiliar da Presidência do TRE-MT, Edna Ederli Coutinho, sua equipe e o presidente da Sociedade Rádio Vila Real Ltda., Carlos Dorileo, ocasião em que foi definida a emissora responsável pela geração do programa em rede de rádio do Horário Eleitoral Gratuito no Estado de Mato Grosso.
📺 Rede de televisão
Em 15 de julho de 2026, foi realizada reunião entre a Juíza Auxiliar da Presidência do TRE-MT, Edna Ederli Coutinho, sua equipe e o Diretor de Programação, Entretenimento e Comunicação da Televisão Centro América Ltda., Ulisses Serotini, oportunidade em que a emissora foi definida como responsável pela geração do programa em rede de televisão do Horário Eleitoral Gratuito no Estado de Mato Grosso.