Página interna do portal

TRE-MT aprimora procedimentos do Teste de Integridade para 2º turno

Em treinamento, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica repassou orientações e ajustes feitos para tornar trabalhos mais ágeis

TRE-MT aprimora procedimentos do Teste de Integridade para 2º turno

Colaboradores e colaboradoras que atuaram no Teste de Integridade no 1º turno das Eleições Gerais de 2026, realizado no último dia 04 de outubro, passaram por um novo treinamento, neste sábado (17.10), no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). O objetivo foi aprimorar os trabalhos desempenhados pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) para que no 2º turno, que ocorrerá no próximo dia 25 de outubro, os procedimentos sejam iniciados e concluídos com mais agilidade. 

 

A capacitação ocorreu em duas etapas, com conteúdos teóricos e práticos. Segundo o presidente da CAVE, juiz Pierro Mendes, o encontro foi fundamental para verificar o que funcionou no 1º turno e adequar algumas situações. Para isso, foi disponibilizado um formulário, para os voluntários e voluntárias apontassem possíveis melhorias. “Com isso, conseguimos identificar aquilo que precisa ser aprimorado. E esse treinamento, um final de semana antes do pleito, visa justamente isso, que a gente possa passar aos nossos colaboradores aquilo que a gente acredita que funcionou e, também, verificar quais foram as falhas para que elas não se repitam”. 

 

O Teste de Integridade permite verificar, na prática, se os votos das cédulas de papel digitados nas urnas são registrados e contabilizados corretamente. A auditoria, que é pública, é realizada no mesmo dia da votação oficial e no mesmo horário, ou seja, no dia 25/10, das 7h às 16h (horário de Mato Grosso). 

 

A secretária da CAVE e servidora do TRE-MT, Karina Dziedzic, explicou que neste 2º turno podem ter duas cédulas de votação a serem preenchidas, caso seja indicada ou sorteada alguma seção eleitoral de municípios em que ocorrerão, também, plebiscitos. “Junto com a eleição para presidente, terá plebiscito em quatro municípios. Desses, dois podem ser ter seções indicadas para auditoria, que é Primavera do Leste e Poxoréu, em função do raio de distância definido. Como em Primavera e Poxoréu, além da escolha de cargo para presidente, tem uma consulta sobre o desmembramento de um distrito, caso a urna de uma seção de lá vier para a auditoria, existe uma cédula diferente, onde a gente precisa registrar o voto para presidente e, também, a resposta para esse plebiscito”, explicou.  

 

Além disso, ela destacou que a CAVE fará a inicialização em 10 estações de trabalho ao mesmo tempo, ao invés de individualmente, como no primeiro turno e, em seguida, nas outras 10 estações, para agilizar o início dos trabalhos. A finalização também ocorrerá simultaneamente. 

 

Os colaboradores e colaboradores foram divididos em dois grupos no treinamento, com 40 participantes cada. O público é formado por servidores e servidoras públicos voluntários do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-MT), do Tribunal Regional Federal (TRF) e do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT). 

 

Um exemplo é Hugo Rodrigues Pfannemuller, servidor do TJMT há 32 anos. “Foi a primeira vez que participei e foi uma experiência muito boa, porque eu não tinha ideia de que isso acontecia no TRE. A gente vê alguns questionamentos sobre a urna eletrônica, se ela é violável. E eu, enquanto população, participando e verificando como acontece, saio daqui com plena certeza de que funciona, que o serviço é sério. Achei muito bom participar e me senti importante fazendo parte do processo eleitoral”, avaliou. 

 

Como funciona o Teste de Integridade?  

 

Em Mato Grosso, 23 seções eleitorais serão selecionadas para os procedimentos de auditoria. Desse total, 20 urnas passarão pelo Teste de Integridade e três serão destinadas ao Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais. A definição das seções que terão as urnas auditadas ocorrerá na véspera da eleição, durante uma cerimônia pública no plenário do TRE-MT, com a participação de representantes de entidades fiscalizadoras, partidos políticos e federações.  

 

Estas instituições poderão indicar seções eleitorais dentro do raio de 300 quilômetros estabelecido a partir de Cuiabá, observadas as restrições relativas às localidades de difícil acesso. Caso não sejam indicadas todas as seções necessárias, a escolha será complementada por sorteio aleatório, utilizando globos de bingo. Após a definição, equipes do TRE-MT iniciarão o transporte das urnas selecionadas até a capital, onde serão preparadas para a auditoria do dia seguinte.  

 

Durante o Teste de Integridade, os participantes recebem cédulas de papel previamente preenchidas e registram os mesmos votos na urna eletrônica e em um sistema de apoio instalado em computador. A auditoria reproduz o funcionamento normal da urna durante o período de votação. Ao final, os registros são conferidos para verificar se os resultados são correspondentes. 

 

O Teste de Integridade do 2º turno das Eleições Gerais de 2026 será realizado no auditório da UniSENAI, no bairro Porto, em Cuiabá. O procedimento é público e poderá ser acompanhado pela sociedade e pelas entidades fiscalizadoras, reforçando os mecanismos de transparência da Justiça Eleitoral. 

 

Jornalista: Nara Assis 

 

#PraTodosVerem: A imagem principal mostra pessoas acompanhando treinamento sobre o Teste de Integridade e Autenticidade das urnas eletrônicas, realizado no Plenário do TRE-MT, com apresentação de orientações e procedimentos para a auditoria do 2º turno das Eleições 2026. No corpo do texto, tem mais duas fotos, com foco no juiz que preside a CAVE, Pierro Mendes, e na secretária da CAVE, Karina Dziedzic, enquanto falam com as pessoas participantes.