Aldeia Tatuí, do povo Apiaká-Kayabi, em Juara, recebe mutirão da Justiça Eleitoral na terça (17)
Ação da 27ª Zona Eleitoral busca ampliar o cadastro biométrico e facilitar o acesso de indígenas da Terra Indígena Apiaká-Kayabi aos serviços eleitorais

O eleitorado indígena da etnia Apiaká-Kayabi, que vive na Aldeia Tatuí, em Juara (distante 654 km de Cuiabá), será atendido por um mutirão organizado pela Justiça Eleitoral no município. A ação, prevista para o dia 17 de março, no horário das 8h às 16h, é coordenada pela 27ª Zona Eleitoral, com o objetivo de ampliar o cadastro biométrico e facilitar o acesso da população da Terra Indígena Apiaká-Kayabi aos serviços eleitorais. Dados demográficos indicam que no local vivem cerca de 885 indígenas, entre adultos, jovens e crianças, às margens do Rio dos Peixes.
A iniciativa faz parte do plano estratégico de ampliação da biometria e busca atender eleitores indígenas que enfrentam dificuldades logísticas para se deslocar até o cartório eleitoral. O atendimento será realizado diretamente na aldeia, que fica a cerca de 60 quilômetros de distância, com acesso pela Estrada Vicinal Esperancinha e pela rodovia estadual MT-338. “Estamos em período chuvoso, é uma via de difícil acesso, sem pavimento, onde uma viagem pode durar até duas horas e meia, nas proximidades do Distrito Águas Claras”, destaca o chefe do cartório da 27ª Zona Eleitoral, Michael Carvalho de Sá.
O servidor da Justiça Eleitoral explica que o mutirão havia sido inicialmente programado para ocorrer em 2025, mas precisou ser adiado. Agora, a atividade foi reagendada para garantir a continuidade das ações voltadas à inclusão eleitoral das comunidades indígenas da região, uma vez que 6 de maio é o último prazo para a coleta biométrica e também para a regularização da situação eleitoral. Nessa data ocorrerá o fechamento do cadastro pela Justiça Eleitoral.
O chefe do cartório informa que, durante o atendimento, serão realizados serviços como coleta de dados biométricos, alistamento eleitoral (primeiro título) e atualização do cadastro eleitoral. A estrutura de atendimento prevê dois funcionários operando dois kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para ambientação e transporte dos equipamentos. Os itens são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O atendimento ofertado permite que o eleitor saia do mutirão já com o título eleitoral em mãos, além da orientação para baixar o título digital (com foto), por meio do aplicativo e-Título. A realização dos mutirões pelos cartórios eleitorais integra a campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que visa ampliar o cadastramento biométrico no estado.
Panorama Eleitoral
Juara possui um contingente de 24.937 pessoas aptas a votar. Até o momento, 20.212 eleitores e eleitoras já fizeram o cadastramento biométrico no município, perfazendo 81,05%. Ainda falta um eleitorado de 4.725 (18,95%) para passar pela coleta das digitais. No ranking da biometria, Juara aparece na posição de número 121, de acordo com o monitoramento da evolução do cadastramento biométrico no Estado.
Biometria
A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação.
Representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Saiba onde procurar atendimento eleitoral em Juara
Cartório da 27ª Zona Eleitoral
Rua Anita Garibaldi, 190w, Jardim Boa Vista
Telefones: (66) 3199-0827 / Fax: (66) 3199-0828 / (66) 99204-1321
E-mail: zona27@tre-mt.jus.br
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30
Jornalista Anderson Pinho
Crédito da Imagem: Coletivo de Comunicação do MAB/MT
#PraTodosVerem – Imagem aérea mostra o Rio dos Peixes, com águas escuras serpenteando por uma extensa área de floresta densa. Nas margens, há pequenas clareiras com algumas construções e caminhos de terra, onde está localizada a Aldeia Tatuí. Ao fundo, a paisagem é marcada por vastas áreas verdes e pelo curso do rio que se estende pelo horizonte.

