Arenápolis recebe atendimento eleitoral neste sábado (10), no Supermercado Aurora
Foco será alcançar 560 eleitores e eleitoras sem biometria cadastrada

A população do município de Arenápolis recebe, neste sábado (10.01), o primeiro mutirão de atendimento da 17ª Zona Eleitoral de Mato Grosso em 2026. A ação ocorre das 8h às 16h, no Supermercado Aurora, localizado na Avenida Prefeito Caio, s/n, no Centro. O foco é ampliar o índice de cadastramento biométrico no município, alcançando 560 eleitores e eleitoras sem biometria.
Para além da coleta biométrica, também serão ofertados os serviços essenciais da Justiça Eleitoral: alistamento eleitoral (confecção do primeiro título), transferência, revisão de dados cadastrais, emissão de certidões e guias para quitação de multas eleitorais, segunda via e regularização do título.
“A proposta consiste na utilização do primeiro sábado após o quinto dia útil, com o objetivo de ampliar e otimizar o atendimento de quem ainda não realizou o cadastramento biométrico. Buscamos alcançar o maior número possível de eleitores e eleitoras, por ser um local de grande circulação de pessoas nesse período. Com isso, também vamos avaliar a viabilidade desse modelo de atendimento em estabelecimentos do comércio local”, declarou o chefe de Cartório da 17ª Zona Eleitoral, Francisco de Campos Lima Neto.
Para ser atendido, basta apresentar o documento oficial com foto, em versão física ou digital. Em caso de transferência e alistamento (confecção do 1º título), também é necessário levar o comprovante de residência atualizado. Para confeccionar o primeiro título de homens maiores de 18 anos, é preciso ainda mostrar o comprovante de quitação militar. Vale lembrar que pessoas de outras Zonas Eleitorais do estado também podem usufruir do serviço.
Estrutura
Para atender o público, três servidores estarão à disposição. A equipe conta com toda a estrutura necessária, incluindo kits biométricos. Cada kit contém: computador portátil, scanner para coleta biométrica, câmera digital, pad para assinatura do(a) eleitor(a) e case para ambientação e transporte dos equipamentos.
Panorama biométrico
Atualmente, Arenápolis está na 82ª posição no ranking de cobertura biométrica no estado, com índice de 92,70%. O percentual corresponde a 7.117 pessoas aptas a votar com biometria, dentro de um universo de 7.677 eleitores e eleitoras. Por outro lado, 560 pessoas ainda não cadastraram as impressões digitais, o equivalente a 7,29%.
Estagiária: Laís Guilherme (supervisão de Nara Assis)
#PraTodosVerem: A imagem mostra uma eleitora, com unhas vermelhas e relógio branco, cadastrando as impressões digitais. Do outro lado da mesa branca, o servidor, que segura uma caneta nas mãos, está auxiliando. Ainda é possível ver equipamentos eletrônicos e itens de papelaria ao redor.

