Pontos de Inclusão Digital ampliam acesso à Justiça Eleitoral em Mato Grosso
Atualmente, estão em funcionamento três pontos no estado, em municípios onde não há unidades físicas do TRE-MT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) tem investido em iniciativas que aproximam a Justiça da população. Entre elas, destacam-se os Pontos de Inclusão Digital (PIDs), espaços criados em municípios onde não há unidades físicas da Justiça Eleitoral ou de outros ramos do Judiciário, mas que possibilitam à comunidade realizar atos administrativos e processuais com segurança e eficiência.
Os PIDs funcionam em órgãos parceiros, a exemplo do Tribunal de Justiça, outros Tribunais e Prefeituras, e permitem que cidadãos e cidadãs tenham acesso aos serviços da Justiça de forma mais prática, sem precisar se deslocar até cidades que possuem sedes de comarca. A proposta é garantir mais inclusão digital, democratizando o acesso aos serviços e fortalecendo a cidadania.
Segundo a presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, a instalação desses pontos é fundamental, especialmente para localidades mais distantes. “São locais onde muitas vezes o deslocamento até a sede da Justiça representa custos e dificuldades para a população. Além de atender demandas da Justiça Eleitoral, os PIDs podem ser utilizados por outros ramos do Poder Judiciário, ampliando o alcance da prestação jurisdicional”, destaca.
O secretário Judiciário do TRE-MT, Carlos Luanga Ribeiro Lima, ressalta que os Pontos de Inclusão Digital localizados no distrito de Primavera, pertencente ao município de Sorriso, e nos municípios de Boa Esperança do Norte e de Nova Bandeirantes, estão disponíveis para uso imediato. “Esses espaços foram estruturados para viabilizar a realização de audiências virtuais e o acesso ao balcão virtual da Justiça Eleitoral, promovendo inclusão digital e ampliando o alcance dos serviços prestados à população. Contamos com o apoio de todos para divulgar essa informação às comunidades locais e incentivar o uso dos PIDs como canais de cidadania e acesso à Justiça”, convoca.
Atualmente, o TRE-MT conta com três PIDs em funcionamento:
Cartório Extrajudicial do Distrito de Primavera, em Sorriso/MT
Acordo de Cooperação Técnica nº 19/2024
Endereço: Rua da Itaúba, 590 – Distrito Primavera, Sorriso – MT
Contato: contato@cartorioprimavera.com.br | (66) 3584-1250
Prefeitura Municipal de Nova Bandeirantes/MT
Acordo de Cooperação Técnica nº 20/2024
Endereço: Av. Comendador Luiz Meneguel, 62 – Centro, Nova Bandeirantes – MT
Contato: governo@novabandeirantes.mt.gov.br | (66) 3572-1950
Cartório Extrajudicial de Boa Esperança do Norte/MT
Acordo de Cooperação Técnica nº 21/2024
Endereço: Rua dos Crisântemos, 479, sala 1 – Boa Esperança do Norte – MT
Contato: contato@cartorioboaesperanca.com | (66) 98145-0807
Clique aqui e saiba mais sobre os PIDs.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: A imagem apresenta uma arte institucional dos Pontos de Inclusão Digital (PID). À esquerda, há um fundo em tons de azul com linhas conectadas por pontos e ícones que representam pessoas, simbolizando a rede de acesso e conectividade. À direita, está o logotipo dos PIDs, que combina um marcador de localização com sinal de internet, acompanhado do texto “Ponto de Inclusão Digital”, reforçando a ideia de acesso democrático à tecnologia e à Justiça.