Mutirão atenderá indígenas caiapós da Aldeia Metuktire, em Peixoto de Azevedo
Expectativa é que sejam atendidas cerca de 150 pessoas e está prevista participação do cacique Raoni

Localizada às margens do rio Xingu, a Escola Estadual Indígena Metuktire, em Peixoto de Azevedo (674 km de Cuiabá), receberá um mutirão de cidadania, nos dias 1º e 02 de outubro. Entre os serviços oferecidos, estarão os da Justiça Eleitoral, como alistamento (confecção do 1º título), cadastro da biometria, transferência de domicílio, regularização de título, entre outros.
No primeiro dia (1º/10), os atendimentos ocorrerão no período vespertino, entre 13h e o início da noite. Já no dia 02 de outubro, serão das 7h30 às 17h. A previsão de atendimento é de aproximadamente 150 pessoas pela 33ª Zona Eleitoral.
A Escola Estadual Indígena Metuktire é um local de votação em funcionamento. Atualmente, há 185 pessoas aptas ao voto cadastradas neste local e 23 estão com os títulos cancelados. Para chegar ao local, partindo de Peixoto de Azevedo, são pelo menos cinco horas de deslocamento por estrada, sendo 90 km de asfalto e 150 km de terra, e mais três horas de barco.
De acordo com o chefe de cartório da 33ª Zona Eleitoral, Euclécio Barbosa, ações itinerantes como esta buscam respeitar as especificidades culturais das comunidades indígenas, garantindo cidadania e ampliando o acesso ao cadastro eleitoral. “É uma oportunidade para a comunidade indígena acessar os serviços eleitorais sem ter que se deslocar até um posto de atendimento ou Cartório Eleitoral”, ressalta.
A inciativa será realizada pela Prefeitura de Peixoto de Azevedo, que também disponibilizou veículo para deslocamento da equipe do Cartório Eleitoral, e contará também com a participação de outros órgãos parceiros, com serviços de saúde, agricultura e educação.
Outro destaque é a previsão da presença do cacique Raoni, importante liderança da etnia Caiapó. Raoni é conhecido internacionalmente pela luta em prol da preservação da Amazônia e dos povos indígenas.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: A imagem mostra uma vista aérea da Escola Estadual Indígena Metuktire, localizada próxima às margens do rio Xingu, rodeada por áreas de mata e alguns espaços abertos. É possível ver construções com telhados de cor avermelhada e estradas de terra que dão acesso ao local.