Eleitores do Jardim Vitória e região, em Cuiabá, serão atendidos por mutirão
Ação será realizada em um sábado, na Escola Estadual “Gustavo Kulmann”, no dia 13 de setembro, no horário das 7h às 13h

O eleitorado do bairro Jardim Vitória terá uma nova oportunidade no mês de setembro para estar em dia com suas obrigações eleitorais. A Escola Estadual “Gustavo Kulmann” será palco de um mutirão eleitoral marcado para o dia 13 de setembro, no horário das 7h às 13h. O foco do trabalho é o cadastramento biométrico, mas outros serviços serão oferecidos. A Justiça Eleitoral marcou a ação especialmente para um sábado com o propósito de oportunizar que mais pessoas utilizem os serviços oferecidos. A unidade escolar está localizada na Rua Sete, S/Nº, Quadra 13.
Para ser atendido, basta levar documento oficial com foto e comprovante de endereço. Ambos os documentos podem ser apresentados não versão física ou digital. Não precisa votar no local ou morar só em Cuiabá, a regularização pode ser feita independente da cidade onde o eleitor vota. A ação integra a campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), que tem o objetivo de elevar a cobertura biométrica no Estado, no ano de 2025, em no mínimo 98%.
O cartório da 51ª Zona Eleitoral levará para a escola toda a estrutura necessária para o atendimento com seis servidores na linha de frente, operando seis kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para ambientação e transporte dos equipamentos. Os itens são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e permitem que o eleitor já deixe o mutirão com o título eleitoral em mãos e a indicação para baixar o título eleitoral digital (com foto), pelo aplicativo e-Título.
Além do cadastramento biométrico, o mutirão vai possibilitar outros serviços como alistamento (1º título), transferência, revisão, segunda via, consultas, certidões, dentre outros serviços. “O mutirão no sábado representa a oportunidade de a Justiça Eleitoral ir até a população para facilitar a rotina de homens e mulheres, jovens e adultos, que muitas vezes não tem tempo de procurar o cartório eleitoral para ver sua situação eleitoral”, avalia o chefe do Cartório da 51ª Zona Eleitoral, Diego Manoel Mascarenhas do Nascimento.
Panorama eleitoral
A Escola Estadual “Gustavo Kulmann” possui um total de 6.329 eleitores, distribuídos em 17 seções eleitorais. Atualmente, segundo dados repassados pela STI, existem 619 (9,78%) eleitores sem biometria, enquanto 5.710 eleitores já fizeram a coleta biométrica, o equivalente a 90,22%. Em toda a 51ª Zona Eleitoral, da qual o Jardim Vitória faz parte, são 116.194 eleitores aptos a votar, sendo 105.777 (91,03%) já possuem biometria e 8,97% (10.417 eleitores) não fizeram a biometria. O panorama estadual da Justiça eleitoral mostra uma cobertura biométrica de 89,22% com 2.250.472 eleitores contra 271.868, cerca de 10,78% que não fizeram a coleta biométrica.
Biometria representa avanço tecnológico
A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada pessoa vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra no momento da votação. No dia da eleição, o eleitor coloca o dedo no leitor biométrico para confirmar sua identidade e, em seguida, é liberado para votar na urna eletrônica.
Além das digitais, no cadastro biométrico também são atualizados outros dados pessoais e a foto do eleitor, aumentando a segurança e reduzindo fraudes como o voto múltiplo ou o uso de títulos de terceiros.
A biometria eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança, a confiabilidade e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove a acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Jornalista Anderson Pinho
Foto: Google
#PraTodosVerem: A imagem mostra a fachada da Escola Estadual Gustavo Kulmann, pintada em branco e azul, com o nome em destaque na parede. Em frente à escola há alguns carros estacionados e duas pessoas próximas ao portão de entrada.