Usuários do PJe deverão utilizar duplo fator de autenticação para acesso ao sistema
Medida visa ao fortalecimento da segurança dos serviços digitais do Poder Judiciário

A partir da próxima segunda-feira (27.10), o acesso ao sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) da Justiça Eleitoral passará a exigir duplo fator de autenticação. Dessa forma, usuários(as) externos(as) terão que configurar um aplicativo autenticador no primeiro acesso após a retomada do Múltiplo Fator de Autenticação (MFA).
A medida é uma das ações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltadas ao fortalecimento da segurança dos serviços digitais do Poder Judiciário. Atende, por exemplo, à Portaria CNJ nº 140/2024, que estabelece a obrigatoriedade do uso de MFA como requisito funcional para acesso a sistemas judiciais considerados sensíveis.
O fluxo de autenticação com certificado digital passará a funcionar da seguinte forma:
Autenticação via certificado digital:
- O usuário se autentica no Sistema PJE com seu certificado digital ou usuário e senha;
- No primeiro acesso, será exibido um QRCodepara a configuração obrigatória de um aplicativo autenticador (Google Authenticator, FreeOTP ou similar);
- O usuário deverá informar o código temporário de 6 dígitos gerado pelo aplicativo para concluir o acesso;
- Nos acessos seguintes, se repetirão os passos 1 e 3.
Autenticação via plataforma gov.br:
- O usuário se autentica no Portal jus.br escolhendo a opção "Entrar com gov.br ";
- O usuário deverá ter instalado o aplicativo gov.br e ter o seu cadastro nível Ouro;
- O usuário informará o código temporário de 6 dígitos gerado pelo aplicativo gov.br;
- Mais informações sobre como conseguir o nível Ouro, acesse o endereço https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identidade/conta-gov-br/niveis-da-conta-govbr.
Vale ressaltar que o novo modelo elimina a dependências de códigos por e-mail. Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos com a Central de Atendimento aos Usuários do CNJ, por meio do link https://suporteti.cnj.jus.br. No Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, o canal de suporte pode ser acessado aqui.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: A imagem mostra um computador de mesa com monitor exibindo a logo do PJe (Processo Judicial Eletrônico). À frente, há um teclado e um mouse brancos. O fundo é desfocado, com pontos de luz alaranjados, criando um efeito moderno e tecnológico.

