Unidade móvel da Justiça Eleitoral atenderá eleitorado da Grande Coxipó de quinta (23) a sábado (25)

Ônibus azul do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) ficará estacionado na área externa da Escola Profª Maria Dimpina Lobo Duarte, na Av. Fernando Corrêa da Costa, 4.695, na entrada do bairro Chácara dos Pinheiros, em Cuiabá

Unidade móvel da Justiça Eleitoral atenderá eleitorado da Grande Coxipó de quinta (23) a sábado ...

A unidade móvel do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso vai oferecer atendimentos ao eleitorado que reside ou trabalha na região da Grande Coxipó, a partir desta quinta-feira (23). Com foco na biometria, o veículo da Justiça Eleitoral Móvel (JEM) ficará estacionado na área externa da Escola Cívico-Militar Profª Maria Dimpina Lobo Duarte, localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 4.695 (sentido Centro), na entrada do bairro Chácara dos Pinheiros, em Cuiabá. Os atendimentos vão até sábado (25) e são abertos a toda a sociedade. 

Nos dias 23 e 24, o atendimento será no horário das 7h30 às 13h; e, no dia 25, das 7h30 ao meio-dia. O ônibus da Justiça Eleitoral Móvel (JEM), adesivado na cor azul, dispõe de toda a estrutura para atendimento do eleitor com conforto e comodidade. A presença da unidade móvel na unidade escolar reforça a campanha “Biometria 100%”, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), que visa ampliar a coleta biométrica no Estado, em 2025, para, no mínimo, 98%. 

O foco do mutirão é o cadastramento biométrico, mas outros serviços também serão oferecidos, como: alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via e de guia para recolhimento de multa eleitoral. Toda a estrutura necessária será levada para os atendimentos, com servidores e kits biométricos, compostos por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e case para transporte e acomodação dos equipamentos. Os kits são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

De acordo com informações da União Coxipoense de Associações de Moradores (UCAM), o bairro Chácara dos Pinheiros é um dos quase 120 bairros que integram a região da Grande Coxipó, das quais 115 comunidades são associadas à entidade. A UCAM é parceira da Justiça Eleitoral em Mato Grosso e ajudou a divulgar e convocar eleitores para o atendimento pela unidade móvel. “A gente fez a divulgação do mutirão junto às comunidades, com apoio das associações de bairros do Coxipó, conclamando a população para aproveitar a presença do ônibus da Justiça Eleitoral para fazer a biometria e recorrer a outros serviços disponíveis”, destaca o presidente da UCAM, José Maurício Pereira. 

A diretora da Escola Cívico-Militar Profª Maria Dimpina Lobo Duarte, professora Fernanda Rosa Alves Lima, informou que parte da divulgação da campanha foi feita com mensagens enviadas por WhatsApp a pais de alunos da própria instituição. “A gente faz uma ação para que a mensagem da presença da unidade móvel chegue ao público da região, especialmente pais de alunos da nossa escola, porque entendemos que o cadastramento biométrico é uma tecnologia importante para o processo eleitoral, para que o eleitor tenha mais segurança nos seus dados e fique menos tempo na fila de votação”, afirmou a professora. 

O chefe do cartório da 55ª Zona Eleitoral, Wilhiano Souza e Silva, explica que a localização da escola é estratégica, uma vez que a Avenida Fernando Corrêa da Costa é um corredor comercial, que transformou o Coxipó em uma região populosa. “Quem passar pela Fernando Corrêa, seja de transporte coletivo ou carro particular, vai poder ver o ônibus da Justiça Eleitoral estacionado no pátio da escola. Nele, serão oferecidos todos os serviços que você encontra num cartório eleitoral”, reforça o servidor. 

Para receber atendimento, basta levar um documento oficial com foto, que pode ser apresentado na versão física ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora já sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço. Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada. 

A região da Grande Coxipó, em Cuiabá, pertence à 55ª Zona Eleitoral, que é a maior em número de eleitores, entre as 57 existentes no Estado. Nela, há 115.014 eleitores aptos a votar, o equivalente a toda a população de Cáceres (município distante a 217 km de Cuiabá) em número de habitantes, a título de comparação. A 55ª ZE possui uma cobertura biométrica de 88,98%, ou 102.344 eleitores e eleitoras, dos quais ainda faltam fazer a biometria um eleitorado de 12.670 pessoas, o que representa 11,02%. 

Jornalista Anderson Pinho 

#PraTodosVerem – A imagem mostra a fachada de um prédio escolar de dois pavimentos, com paredes em tons de vermelho e bege. Na entrada principal, há colunas e uma cobertura simples, e na lateral destaca-se um mural colorido com rostos de pessoas sorrindo. Algumas pessoas circulam pelo local, e há sinalização de faixa de pedestres em frente ao edifício, sob um céu azul e ensolarado 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.