TRE-MT participa de congresso sobre boas práticas na gestão documental do Poder Judiciário
Evento propiciou a troca de experiências, contribuindo para o fortalecimento de políticas de transparência e de preservação da memória

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso marcou presença no VII Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário, realizado em Belo Horizonte (MG). O evento se consolidou como um espaço essencial para o fortalecimento da governança e da gestão documental, temas fundamentais para a transparência, a eficiência administrativa e a preservação da memória institucional.
Representando o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), a servidora Janete Clementino do Livramento, técnica judiciária lotada na Seção de Comunicação Administrativa, acompanhou as discussões e inovações apresentadas durante o congresso.
Entre os destaques do encontro, esteve o debate sobre o uso da inteligência artificial generativa na gestão de arquivos, tecnologia que vem revolucionando a forma como documentos são classificados, acessados e analisados. “Essa inovação tem promovido mais agilidade e precisão nos processos arquivísticos, contribuindo para o aprimoramento da administração pública”, ressalta ela.
A participação do TRE-MT no evento, que foi realizado nos últimos dias 23 e 24 de outubro, reforça o compromisso da instituição com o aprimoramento contínuo das práticas de gestão documental e com o alinhamento às diretrizes nacionais do Poder Judiciário. Segundo Janete Clementino, o congresso proporcionou um rico intercâmbio de experiências e o compartilhamento de boas práticas entre tribunais, “fundamentais para o fortalecimento das políticas de transparência e de preservação da memória institucional”.
Com o tema “Arquivos permanentes: preservação, acesso e difusão”, o evento teve como objetivo capacitar os(as) participantes para a implementação de políticas arquivísticas, além de desenvolver estratégias eficazes na preservação e acesso a acervos documentais. O público-alvo foram magistrados, magistradas, servidores, servidoras, estagiários, estagiárias, colaboradores e colaboradoras terceirizados do Poder Judiciário e interessados em geral.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: A imagem mostra uma composição visual com dois elementos principais: à esquerda, uma arte representando tecnologia e inovação, com livros, ícones digitais e uma lâmpada acesa simbolizando ideias e conhecimento; à direita, uma mulher posa para foto em frente a uma tela de projeção com o logotipo do VII Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário, sugerindo sua participação no evento.

