TRE-MT marca presença no 89º COPTREL, em Pirenópolis (GO)
Edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL) reúne presidentes, diretores-gerais e assessores de Comunicação de Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) é uma das instituições participantes da 89ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), que acontece nos dias 9 e 10 de outubro, em Pirenópolis (GO), a 129 km da capital, Goiânia. O encontro reúne presidentes, diretores-gerais e assessores de comunicação dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país. Participam do evento o juiz auxiliar da Presidência, Luís Aparecido Bortolussi Júnior, representando a desembargadora Serly Marcondes Alves, presidente do TRE-MT; o diretor-geral Mauro Sérgio Rodrigues Diogo; e o assessor de Comunicação, jornalista Daniel Dino.
A solenidade de abertura do evento ocorreu na noite desta quinta-feira (9). Nesta sexta-feira (10), será realizada a reunião dos presidentes dos TREs, que discutirão pautas institucionais de interesse nacional, com foco no fortalecimento da democracia, na modernização da gestão eleitoral e na promoção da cidadania. Mesmo antes da abertura oficial, a programação foi marcada por uma agenda intensa de reuniões técnicas com diretores-gerais e assessores de comunicação.
Foram realizadas duas reuniões preparatórias com debates sobre temáticas essenciais ao aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral. Entre os tópicos abordados na pauta dos diretores, destacaram-se a reorganização de cartórios eleitorais, o uso de novas ferramentas de tecnologia da informação e as políticas de acessibilidade. A programação também contou com o painel “GuaIA - Combate à Desinformação no Sistema de Justiça Eleitoral Brasileiro: ferramenta inteligente de apoio à decisão”, apresentado pelo professor Eliomar Araújo, coordenador do projeto no Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás.
Os assessores e assessoras de comunicação, em reunião paralela, debateram aspectos centrais da área, como o Plano Nacional de Educação Midiática. À tarde, a programação prosseguiu com o painel “Perspectivas para o cenário político nas Eleições 2026” e com a apresentação do projeto Collab Com, do TRE de Santa Catarina.
Ao término do evento, será divulgada a Carta de Pirenópolis, documento que reunirá as principais deliberações e diretrizes para a atuação conjunta dos tribunais, reafirmando o compromisso da Justiça Eleitoral com a eficiência, a transparência e a lisura dos processos eleitorais.
COPTREL
O Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL) é um dos mais importantes fóruns de discussão e deliberação da Justiça Eleitoral brasileira. Instituído como um espaço de diálogo permanente entre os dirigentes dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais do país, o COPTREL tem como principal objetivo promover a integração institucional, o compartilhamento de boas práticas e a uniformização de procedimentos que fortaleçam a atuação da Justiça Eleitoral em todo o território nacional.
Fundado em 16 de setembro de 1995, na cidade de Florianópolis (SC), o COPTREL é uma sociedade civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que busca discutir e propor soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral, promovendo o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da democracia no Brasil.
Jornalista Anderson Pinho
Com informações da Secom TRE-GO
#PraTodosVerem – A imagem mostra um auditório amplo e bem iluminado, com diversas pessoas sentadas em cadeiras azuis, voltadas para um palco onde ocorre um evento institucional. Ao fundo, há um grande painel azul com o logotipo e o nome “COPTREL – Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais”, além de bandeiras do Brasil e de estados. O ambiente tem iluminação em tons de azul e uma atmosfera formal, indicando a realização de uma solenidade ou conferência oficial.