Servidores do TRE-MT apresentam projeto conjunto no Seminário Nacional de Memória do Judiciário
Trabalho “Museu Virtual com IA”, desenvolvido em conjunto com servidora do TRE-RN, foi exibido na quarta (22), em Belo Horizonte (MG)

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) marcou presença no II Seminário Nacional de Memória do Judiciário (MEMOJUS): Memória: políticas, gestão e difusão, nesta quarta-feira (22.10), em Belo Horizonte (MG). O projeto “Construção Colaborativa de Passeio Virtual, Incorporando Inteligência Artificial e Divulgação no Google Street View” foi desenvolvido por meio de parceria entre servidores(as) do TRE-MT e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).
O servidor Jorge Yoshiro Kimura (TRE-MT) e as servidoras Lener Aparecida Galinari (TRE-MT) e Ana Paula Vasconcelos do Amaral e Silva Araújo (TRE-RN) elaboraram o “Museu Virtual com IA”, projeto que promove soluções inovadoras para a preservação da memória do Poder Judiciário, com passeios virtuais acessíveis em qualquer navegador. A utilização da inteligência artificial auxiliou na criação de avatares falantes para conduzir o usuário, a fim de proporcionar mais acessibilidade e dinamismo à experiência.
Para a chefe da Seção de Biblioteca e Memória do TRE-MT, Lener Galinari, o projeto colocou em destaque a memória do TRE-MT, exemplificando como diferentes órgãos podem unir forças para maneiras inovadoras de gestão memorial e replicáveis em outros órgãos públicos. “A iniciativa também reforça o compromisso do TRE-MT e TRE-RN com a modernização tecnológica e a inovação”, acrescentou.
No eixo temático “Gestão de memória e Inovação”, o Museu Virtual com IA esteve ao lado de outros projetos voltados à gestão documental inovadora e de preservação institucional. Os demais painéis contavam com palestras, grupos de trabalho e apresentação de trabalhos sobre a história da Justiça, o patrimônio cultural nacional e os Direitos Humanos. “A realização desses Seminários pelo MEMOJUS é de extrema importância, pois são eventos que permitem a discussão, a troca de experiências, o avanço das boas práticas e estratégias de preservação do patrimônio histórico, bibliográfico e documental no Poder Judiciário brasileiro”, declarou Lener Galinari.
O tour virtual já está disponível e pode ser visualizado pelo link. Agora, para entender os detalhes do projeto, acesse o site do TRE-MT ou clique aqui.
MEMOJUS
A Rede MEMOJUS Brasil surgiu em 2019 e é uma rede articulada para a preservação da memória do Poder Judiciário do Brasil. Participam dela profissionais que atuam em órgãos judiciários do território nacional, como tribunais de justiça e tribunais eleitorais, além de profissionais de instituições parceiras de arquivos públicos, centros culturais e museus.
Estagiária: Laís Guilherme (supervisão de Nara Assis)
#PraTodosVerem: A imagem mostra o servidor Jorge Yoshiro Kimura, vestindo uma camisa de botão com listras cinzas, e a servidora Lener Aparecida Galinari, com uma camisa de botão branca. Eles usam a credencial no pescoço. Ao fundo, é possível ver um auditório com cadeiras verdes. Há pessoas sentadas, olhando para frente.

