Mutirões eleitorais focarão em escolas de Pontes e Lacerda na próxima semana
Atendimentos itinerantes ocorrerão entre os dias 21 e 24/10, contemplando, além dos estudantes, a população dos bairros das escolas e do entorno

A Justiça Eleitoral promoverá, entre os dias 21 e 24 de outubro de 2025, três mutirões de atendimento, em escolas do município de Pontes e Lacerda, por meio da 25ª Zona Eleitoral. A iniciativa visa, principalmente, atender os cidadãos e cidadãs que ainda estão sem coleta biométrica, requisito importante para a segurança e agilidade no processo de votação.
Além da biometria, serão oferecidos os serviços de alistamento (confecção do 1º título), revisão de dados, transferência de domicílio eleitoral, emissão de segunda via do título, entre outros.
📍 Confira as datas e locais de atendimentos:
21/10 - Escola Estadual de 1º e 2º Graus São José, das 8h às 18h
22/10 - Escola Estadual Militar Tiradentes, das 8h às 18h
24/10 - Colégio Dormevil Faria, das 8h às 20h
As três unidades educacionais são locais de votação. Na Escola Estadual de 1º e 2º Graus São José, constam 280 pessoas aptas a votar que ainda não fizeram a biometria. Já na Escola Estadual Militar Tiradentes, 331 eleitores e eleitoras precisam fazer o cadastramento biométrico. No Colégio Dormevil Faria, são 335 pessoas aptas ao voto que ainda precisam coletar a biometria.
Além dos(as) estudantes, os mutirões também são uma oportunidade para a população dos bairros em que as escolas estão localizadas e do entorno terem acesso aos serviços eleitorais. Para cadastrar a biometria, basta apresentar um documento oficial com foto. No caso de regularização de título e mudança de endereço, também é necessário levar um comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 devem mostrar o comprovante de quitação militar para tirar o primeiro título.
🎓 Atenção, estudantes!
Estudantes que desejarem regularizar o título ou realizar o alistamento poderão comprovar domicílio eleitoral em Pontes e Lacerda sem necessidade de requerimento formal. Para isso, deverão apresentar uma declaração escolar contendo:
- Nome do aluno
- Data de início do vínculo escolar
- Endereço informado na matrícula
- Assinatura do responsável pela instituição
🤝 Compromisso com o acesso e a cidadania
A juíza da 25ª Zona Eleitoral, Djéssica Giseli Küntzer, reforça que o mutirão é mais uma ação do TRE-MT em prol da acessibilidade e inclusão eleitoral, garantindo que todos os cidadãos e cidadãs tenham a oportunidade de regularizar a situação eleitoral e exercer o direito ao voto nas próximas eleições. “Convocamos a população que ainda não fez o cadastramento biométrico a procurar o atendimento da Justiça Eleitoral, pois a biometria fortalece a segurança do processo eleitoral e evita impedimentos futuros, como restrição no CPF e problemas de acesso a outros direitos cidadãos”.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: A imagem é um painel informativo sobre mutirões da 25ª Zona Eleitoral, em Pontes e Lacerda. À esquerda, há um quadro em tom marrom com os dizeres “MUTIRÕES – PONTES E LACERDA – 25ª ZONA ELEITORAL”. À direita, aparecem três fotos de escolas onde os atendimentos ocorrerão, como a EE São José, a Escola Estadual Tiradentes e a EE Dep. Faria. O conjunto destaca os locais que receberão os serviços eleitorais.