Mutirão eleitoral em Matupá procura estudantes do Ensino Médio e de cursos técnicos
Ação ocorrerá entre os dias 29 e 31, na Escola Estadual Jardim das Flores

A 33ª Zona Eleitoral realizará um mutirão de atendimento no município de Matupá (686 km de Cuiabá) para fortalecer a coleta biométrica e o alistamento eleitoral (confecção do primeiro título). A ação ocorrerá entre os dias 29 e 31 de outubro, das 8h às 20h, na Escola Estadual Jardim das Flores, anexa à Escola Técnica Estadual de Matupá, localizada na Rua 14, s/nº, Jardim das Flores.
O mutirão visa atender aos estudantes do Ensino Médio da escola, além dos alunos matriculados nos cursos técnicos em Agricultura e Logística, mas não ficará restrito a esse público. Qualquer pessoa da região pode usufruir dos serviços. A expectativa é de 150 atendimentos.
Os serviços oferecidos são: revisão de dados cadastrais, transferência, segunda via, emissão de guias para pagamento de multas eleitorais, regularização do título e, principalmente, o alistamento eleitoral e a coleta biométrica.
O objetivo da ação é incentivar os estudantes a participarem do processo eleitoral, exercendo o direito ao voto desde jovens. Vale ressaltar que o voto é facultativo aos 16 e 17 anos de idade. Além disso, a iniciativa é parte da campanha Biometria 100%, que busca a ampliação do cadastro biométrico para, pelo menos, 98% da população apta a votar em Mato Grosso até o fim de 2025.
“O mutirão vai focar em atender o eleitorado jovem, além de ampliar o cadastramento biométrico. Os atendimentos serão realizados durante todo o dia, sem interrupção para o almoço, e estarão abertos a toda a população municipal”, declarou o chefe de Cartório da 33ª Zona Eleitoral, Euclecio da Silva Barbosa.
No município de Matupá, votam 14.385 pessoas. O eleitorado com biometria representa 96,82% desse total, que corresponde a 13.928 pessoas. Já 3,18% ainda não prestou o serviço, totalizando 457 eleitores(as) sem biometria.
Documentos
É necessário levar o documento oficial com foto para prestar os serviços. Em caso de transferência, regularização e alistamento, também é preciso mostrar um comprovante de residência atualizado. Para tirar o primeiro título de homens maiores de 18 anos, o eleitor deve apresentar o comprovante de quitação militar.
Estagiária: Laís Guilherme (supervisão de Nara Assis)
Crédito da imagem: Instagram EE Jardim das Flores (@eejardimdasfloresmatupa)
#PraTodosVerem: A foto da fachada da Escola Estadual Jardim das Flores foi tirada em modo “panorama”. A estrutura é grande, com paredes brancas e azuis. Há um letreiro que indica o nome do local e o símbolo do Governo de Mato Grosso. A escola é cercada por grades. Na frente, há uma calçada e asfalto. É possível ver uma faixa de pedestres.