Mutirão eleitoral atende estudantes e servidores de escola em Luciara

Ação ocorrerá na segunda (06/10) e se estende até sexta (10/10)

Mutirão eleitoral atende estudantes e servidores de escola em Luciara

Estudantes, servidores e servidoras da Escola Estadual “Juscelino Kubitscheck”, no município de Luciara (1.040 km de Cuiabá), receberão atendimento para os serviços essenciais da Justiça Eleitoral. A 15ª Zona Eleitoral promoverá o mutirão entre os dias 06 e 10 de outubro, das 7h30 às 13h30. A escola está localizada na Avenida Dez de Maio, nº 16, Centro. 

 

Os serviços oferecidos são: alistamento eleitoral (confecção do 1º título), transferência, revisão, segunda via, emissão de certidões, emissão de guias para pagamento de multa, consulta de situação eleitoral e, principalmente, a coleta biométrica. 

 

O objetivo da ação é incentivar os(as) jovens a exercerem o papel de cidadãos e cidadãs desde cedo. A partir dos 16 anos, o jovem já pode votar. Embora o voto seja facultativo até os 18 anos, o exercício estimula a participação ativa na democracia.  

 

“Os alunos do Ensino Médio, que agora têm 15 anos de idade e completarão 16 no próximo ano, já poderão votar em 2026”, explicou o chefe de Cartório da 15ª Zona Eleitoral, Marion Yudi Arai Ohira. Portanto, pessoas que completarem 16 anos até maio do próximo ano podem realizar o alistamento eleitoral e exercer o direito ao voto. 

 

Para usufruir da maioria dos serviços, é preciso levar o documento oficial com foto. No caso do primeiro título, transferência e regularização, também é necessário apresentar o comprovante de residência atualizado. Em caso de alistamento eleitoral, homens maiores de 18 anos também devem mostrar o comprovante de quitação militar. 

 

“O atendimento na unidade escolar visa facilitar para o eleitor, porque para realizar o alistamento é necessário apresentar o comprovante de domicílio junto ao documento oficial. Com o aluno já matriculado, ele não precisa trazer esse comprovante. A matrícula já vincula ele ao domicílio e ao município de votação”, esclareceu Marion Ohira. 

 

Biometria 100% 

 

A iniciativa também faz parte da campanha Biometria 100%, que visa ampliar a cobertura biométrica em, pelo menos, 98% do estado em 2025. A biometria garante mais segurança no momento da votação, pois evita que alguém vote duas vezes e que uma pessoa vote no lugar de outra. 

 

Estagiária: Laís Guilherme (supervisão de Nara Assis) 

 

#PraTodosVerem: A imagem mostra a Escola Estadual “Juscelino Kubitscheck”. A parede é azul claro, com um grande telhado. Há uma cerca de arame com árvores para dentro. No centro da foto, na calçada fora da grade, há um Orelhão.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.