Mutirão eleitoral atende estudantes e servidores de escola em Luciara
Ação ocorrerá na segunda (06/10) e se estende até sexta (10/10)

Estudantes, servidores e servidoras da Escola Estadual “Juscelino Kubitscheck”, no município de Luciara (1.040 km de Cuiabá), receberão atendimento para os serviços essenciais da Justiça Eleitoral. A 15ª Zona Eleitoral promoverá o mutirão entre os dias 06 e 10 de outubro, das 7h30 às 13h30. A escola está localizada na Avenida Dez de Maio, nº 16, Centro.
Os serviços oferecidos são: alistamento eleitoral (confecção do 1º título), transferência, revisão, segunda via, emissão de certidões, emissão de guias para pagamento de multa, consulta de situação eleitoral e, principalmente, a coleta biométrica.
O objetivo da ação é incentivar os(as) jovens a exercerem o papel de cidadãos e cidadãs desde cedo. A partir dos 16 anos, o jovem já pode votar. Embora o voto seja facultativo até os 18 anos, o exercício estimula a participação ativa na democracia.
“Os alunos do Ensino Médio, que agora têm 15 anos de idade e completarão 16 no próximo ano, já poderão votar em 2026”, explicou o chefe de Cartório da 15ª Zona Eleitoral, Marion Yudi Arai Ohira. Portanto, pessoas que completarem 16 anos até maio do próximo ano podem realizar o alistamento eleitoral e exercer o direito ao voto.
Para usufruir da maioria dos serviços, é preciso levar o documento oficial com foto. No caso do primeiro título, transferência e regularização, também é necessário apresentar o comprovante de residência atualizado. Em caso de alistamento eleitoral, homens maiores de 18 anos também devem mostrar o comprovante de quitação militar.
“O atendimento na unidade escolar visa facilitar para o eleitor, porque para realizar o alistamento é necessário apresentar o comprovante de domicílio junto ao documento oficial. Com o aluno já matriculado, ele não precisa trazer esse comprovante. A matrícula já vincula ele ao domicílio e ao município de votação”, esclareceu Marion Ohira.
Biometria 100%
A iniciativa também faz parte da campanha Biometria 100%, que visa ampliar a cobertura biométrica em, pelo menos, 98% do estado em 2025. A biometria garante mais segurança no momento da votação, pois evita que alguém vote duas vezes e que uma pessoa vote no lugar de outra.
Estagiária: Laís Guilherme (supervisão de Nara Assis)
#PraTodosVerem: A imagem mostra a Escola Estadual “Juscelino Kubitscheck”. A parede é azul claro, com um grande telhado. Há uma cerca de arame com árvores para dentro. No centro da foto, na calçada fora da grade, há um Orelhão.