Município de Santa Terezinha receberá cinco mutirões eleitorais durante a semana

Trabalhos começam nesta segunda-feira (6), na Escola Estadual Roberval Costa Reis, localizada no Projeto de Assentamento Porto Velho (Grilo)

Município de Santa Terezinha receberá cinco mutirões eleitoriais durante a semana

O município de Santa Terezinha (a 1.350 km de Cuiabá) receberá mutirões em cinco locais diferentes durante a próxima semana, com o objetivo de realizar o cadastramento biométrico de eleitores. As ações contemplarão a população das áreas urbana e rural, no período de 6 a 10 de outubro, sempre das 8h às 17h. Os trabalhos começam nesta segunda-feira (6), na Escola Estadual Roberval Costa Reis, localizada no Projeto de Assentamento Porto Velho (Grilo).

Também serão oferecidos serviços como alistamento (primeiro título), revisão, transferência, mudança de domicílio, emissão da segunda via do título de eleitor e guia de recolhimento para pagamento de multas.

Na terça-feira (7), o atendimento será realizado na Escola Municipal Antônio Rosa, na comunidade homônima. Na quarta-feira (8), a ação acontecerá na área urbana, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Na quinta-feira (9), o mutirão seguirá para a Escola Estadual Indígena It’Xalá, na aldeia de mesmo nome e, na sexta-feira (10), o atendimento será na Escola Municipal Dagmar Bastos de Seixas, na Vila Paulista do Araguaia (Torre). Esses locais reúnem um eleitorado de 1.522 pessoas sem biometria.

Relatório do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que monitora o cadastramento biométrico, aponta que em Santa Terezinha o índice de cobertura é de 58,74%, o que corresponde a 3.116 eleitores. Restam 2.189 eleitores (41,26%) que ainda não realizaram a biometria. O município possui um total de 5.305 pessoas aptas a votar e está entre as cidades mato-grossenses com menor taxa de cobertura biométrica no Estado, ficando atrás apenas de Castanheira (55,50%) e Confresa (43,85%).

O cartório da 16ª Zona Eleitoral levará a cada local toda a estrutura necessária para o atendimento dos eleitores. Serão três servidores da Justiça Eleitoral operando três kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta digital, câmera, pad para assinatura e cases para ambientação e transporte dos equipamentos, padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A sede do cartório fica em Vila Rica, enquanto Santa Terezinha é atendida por um posto eleitoral.

Para receber atendimento, basta levar documento oficial com foto e comprovante de endereço atualizado, que podem ser apresentados em versão física ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora já sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso: não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.

A realização dos mutirões reforça a campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT), que tem como meta alcançar, ainda este ano, pelo menos 98% de cadastramento biométrico no Estado.

Biometria
A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e impedindo que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação.

No dia da eleição, o eleitor posiciona o dedo no leitor biométrico para confirmar sua identidade e, em seguida, é liberado para votar na urna eletrônica. Além das digitais, o cadastro biométrico atualiza outros dados pessoais e a foto do eleitor, aumentando a segurança e reduzindo fraudes, como o voto múltiplo ou o uso de títulos de terceiros.

A biometria eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança, a confiabilidade e a inclusão no processo de votação. Ela impede duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.

Jornalista: Anderson Pinho

Crédito da Imagem: Facebook | Prefeitura Municipal

#PraTodosVerem – A imagem mostra uma pequena cidade cercada por área de mata densa e morros cobertos por vegetação. As casas, em sua maioria com telhados de telha cerâmica, estão distribuídas em ruas tranquilas e, no centro da cena, há uma torre de telecomunicações. O cenário combina elementos urbanos simples com a predominância da natureza ao redor, transmitindo um ambiente típico de município do interior.

 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.