Mirassol D’Oeste receberá mutirões de atendimento em zona urbana e rural para coleta biométrica
Ação ocorrerá entre 13 e 16 de outubro e procura aproximar população dos serviços eleitorais

A Justiça Eleitoral, por meio da 18ª Zona Eleitoral, promoverá dois mutirões de atendimento na zona rural e urbana do município de Mirassol D’Oeste (cerca de 297 km de Cuiabá). Enquanto uma iniciativa acontecerá no bairro Jardim São Paulo, entre os dias 13 e 15 de outubro, das 8h às 13h30, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Goiás, nº 456, a outra a ação está marcada para o Assentamento Roseli Nunes, no dia 16 de outubro, das 8h às 15h30, na Escola Estadual Madre Cristina. Os atendimentos têm como foco ampliar a cobertura biométrica na região.
Os mutirões são parte da campanha Biometria 100%, na qual a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-MT) busca atingir a meta de, no mínimo, 98% do eleitorado estadual com cadastro biométrico até o fim do ano. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) pretende com essas ações oferecer maior praticidade e conforto ao eleitor e eleitora, facilitando o acesso da população aos serviços essenciais da Justiça Eleitoral. Além da coleta da biometria, serão oferecidos alistamento eleitoral (confecção do primeiro título), transferência, revisão de dados cadastrais e emissão de segunda via e de guias para quitação de multa eleitoral e regularização do título.
“Nosso maior objetivo é aproximar ainda mais a Justiça Eleitoral da população, garantindo que todos os cidadãos, inclusive os que moram em áreas rurais ou mais distantes da sede do cartório, tenham acesso ao atendimento. Queremos alcançar 100% de cobertura biométrica nesta zona eleitoral”, destacou o chefe de Cartório da 18ª Zona Eleitoral, Gilson Lourenço Ribeiro.
Existem 19.009 pessoas aptas em Mirassol D’Oeste. Desse total, 17.745 (93,35%) já cadastraram a biometria e 1.264 (6,65%) não realizaram a coleta. O bairro São Paulo possui 5.295 aptos a votar, com 301 (5,68%) eleitores sem biometria. Enquanto isso, o Assentamento Roseli Nunes, com um eleitorado de 445 pessoas, 43 (9,66%) ainda não prestaram o serviço.
O mutirão é resultado de uma parceria entre o Cartório da 18ª Zona Eleitoral, a Prefeitura de Mirassol D’Oeste, a Secretaria Municipal de Assistência Social e da direção escolar. Assim, as instituições colaboram na divulgação da iniciativa e na mobilização dos eleitores.
Documentos
Para realizar a maioria dos serviços, é necessário levar o documento oficial com foto, seja na versão física ou digital. Em caso de alistamento eleitoral, transferência ou regularização, também é preciso apresentar um comprovante de endereço atualizado. Homens maiores de 18 anos que desejam confeccionar o primeiro título devem mostrar o comprovante de quitação militar.
Estagiária: Laís Guilherme (supervisão do jornalista Anderson Pinho)
#PraTodosVerem: A fotografia mostra a Escola Estadual Madre Cristina, com paredes em cor branca e azul. É possível ver duas construções frente a frente, com um pátio entre elas. No canto esquerdo, é possível identificar parte da estrutura de um ginásio escolar. O chão é de terra, com árvores ao fundo.